Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Autuar Mercado livre por falta de respeito ao consumidor

Para: Ministério Público, policia civil, justiça federal


A política de 'Compra protegida' é ineficaz

Você sabia que a 'compra protegida' anunciada pelo MercadoLivre cobre apenas os casos em que o produto não é enviado? Pois bem, se o vendedor te mandar um produto defeituoso, um outro produto ou até uma pedra, o MercadoLivre não vai te devolver o dinheiro. Inclusive, isso está escrito. E se você abrir uma reclamação e não houver acordo com o vendedor, nem você nem ele vão jamais ver a cor desse dinheiro. O dinheiro ficará com o MercadoLivre que, se aproveita dos conflitos entre as partes para confiscar o dinheiro.

A grande maioria são vendedores ocasionais

Sejamos francos. São poucos os vendedores profissionais anunciando no MercadoLivre. Você dificilmente encontrará o mesmo nível de profissionalismo dos vendedores do eBay, por exemplo. No eBay você encontra facilmente vendedores com 1000, 5000, 10000 e até mais qualificações positivas. No Brasil, infelizmente, as coisas são diferentes. A grande maioria dos vendedores são vendedores ocasionais. 100, 200, 500 qualificações? Isso não é nada! A grande maioria dos vendedores não está preocupada com a sua imagem nem com o longo prazo. Assim, em caso de conflitos, muitos simplesmente não reconhecem que estão errados. Preferem perder o cliente. E daí o prejuízo será seu. Mais chocante ainda é que vendedores experientes tampouco estão preocupados com a sua imagem. É a cultura do comércio brasileiro. Acham que estão nos fazendo um favor. Recentemente comprei uma bateria de um vendedor que tinha mais de 25000 qualificações. Quando recebi a bateria, vi que se tratava de uma falsificação grosseira. A bateria enviada devia ter custado uns R$5,00, mais do que o frete. Quando reclamei, o vendedor disse que só devolveria o dinheiro se eu enviasse a bateria de volta, e que o frete ficaria por minha conta. Só brasileiro mesmo para ter uma visão tão míope. No fim das contas quem ganhou foi o MercadoLivre, que ficou com o dinheiro, e os Correios, que recebeu duas vezes o frete.

Os preços cobrados são ridículos

Como a grande maioria dos vendedores são ocasionais, a sacada é ganhar dinheiro o mais rápido possível em cima da falta de informação e medo das pessoas. Falta de informação porque muitas pessoas não sabem que estão comprando produtos falsificados ou que o mesmo produto é vendido no eBay ou no AliExpress por uma fração do preço. Medo porque muitos, apesar de conhecerem esses sites, tem medo de fazer compras no exterior. Ocorre que é muito mais seguro comprar lá fora do que aqui. E mesmo que você seja taxado na importação, ainda assim geralmente vale a pena. O único contra é a demora. Mas com bom planejamento, a melhor coisa é comprar sem pressa no eBay. Os vendedores são profissionais, corteses e a proteção do eBay realmente funciona, ressarcindo os compradores em caso de problemas.



O MercadoLivre é campeão de reclamações no ReclameAqui e não está nem aí

Você sabia que o MercadoLivre possui mais de 31 mil reclamações e, desde de 2002, nenhuma delas foi atendida? Isso mostra o tanto que a empresa está preocupada com a sua imagem. Em número de reclamações, o MercadoLivre só perde para as grandes empresas como a Claro e Oi. Então, novamente, não espere ser ouvido. Eles não estão nem aí para a sua opinião.

Conclusão

Se vivêssemos em um pais com o mínimo de seriedade, já teriam tirado esse site do ar, que talvez seja o maior estelionatário do país. O serviço do site é tão desonesto, que pessoas estão perdendo o seu tempo para reunir fatos e denúncias sobre o site.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 08 abril 2015
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
7 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar