Suspensão de multas e mudança de radar na Av. Corifeu de Azevedo Marques (acesso ao portão 3 da USP em SP)
Para: Exmo Sr. Prefeito de São Paulo/ CET
Solicitamos com urgência a suspensão de multas por invasão de faixa exclusiva e a realocação do radar situado à Av. Corifeu de Azevedo Marques, sentido Jaguaré, próximo ao portão 3 de acesso à Universidade de São Paulo.
Entendemos que a faixa exclusiva facilite o transporte público e diminua o tempo que os ônibus levam para alcançar seu destino. No entanto, uma grande injustiça vem acometendo os usuários, funcionários, professores e alunos da USP. Existe um radar, instalado há poucos meses, na Av. Corifeu de Azevedo Marques a cerca de 50 metros do portão 3 da USP. Este radar está situado no trecho entre uma faixa pontilhada (início do muro da USP e a cerca de 100 metros do portão 3) e uma outra faixa pontilhada bem curta que acaba na faixa de pedestres/ portão 3. Como não há qualquer outra rua à direita que se possa acessar após este primeiro pontilhado, presumesse que nós, motoristas, podemos utilizar este trecho (de aproximadamente 100 metros) para acessar à USP. No entanto dezenas de motoristas têm sido multados diariamente por este radar por simplesmente seguir as faixas pontilhadas que estão mal definidas neste local, assim como toda a sinalização que ainda apresenta semáforo exclusivo para conversão à direita no portão. Oras, se a faixa é exclusiva para conversão à direita, como pode ter sido transformada em exclusiva de ônibus? E pior, como podem os motoristas que acessam a USP (milhares) serem penalizados por uma má sinalização de trânsito e localização errônea de um radar?
Sugerímos que o referido radar seja deslocado para este mesmo quarteirão, entretanto antes da faixa pontilhada, que aparece no começo do muro da USP. Antes do farol de pedestres ali presente.
Diante da importância da USP no trânsito local, com milhares de acessos diários pelo portão 3, pedimos que placas com sinalização de acesso sejam colocadas na Av. Corifeu de Azevedo Marques facilitando a compreensão das regras de trânsito no local pelos motoristas, de modo a evitar que novas injustiças sejam cometidas contra os frequentadores da Universidade de São Paulo.