NÃO a PLC 1767-2015

Para: Câmara

O deputado federal de primeiro mandato José Augusto Rosa (PR-SP), que se elegeu como Capitão Augusto, ex-oficial da Polícia Militar é o autor do PLC 1767-2015.

"Este projeto de lei vai considerar como patrimônio cultural imaterial do Brasil as montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning, vaquejada, paleteadas e outras provas típicas, tais como 'Queima do Alho' e 'concurso do berrante', bem como apresentações folclóricas e de músicas de raiz.

Segundo o Deputado, as atividades dos rodeios provém do trabalho das fazendas, tendo sido transportado o que era praticado na zona rural para as arenas e transformado em esporte, com regras,  nas  quais  o  bem-estar animal é prioridade máxima. De acordo com o parlamentar, estima-se que acontecem mais de 2.000 rodeios em todas as regiões do país. O público pagante é estimado em 24 milhões - bem acima do futebol, o que, para ele, demonstra sua importância e vinculação com a cultura do povo brasileiro. "

TORTURA NÃO É CULTURA