Protesto contra o fechamento do Curso Técnico em Nutrição e Dietética da Etec Dona Escolástica Rosa no Município de Santos/ SP

Para: Exmo.Sr. Secretário de Tecnologia e Desenvolvimento do Estado de São Paulo Marcio França

A Escola Técnica Estadual (Etec) “Dona Escolástica Rosa” constitui-se num dos patrimônios educacionais da cidade de Santos. Há exatos 107 anos, tem contribuído para a formação profissional dos munícipes, atuando de forma relevante em diferentes setores da economia santista, sempre imbuída do espírito iluminado de seu patrono, o Senhor João Otávio dos Santos, benemérito idealizador do Instituto “Dona Escolástica Rosa”, legado deixado em seu testamento para fins exclusivamente educacionais.
Desde de 2004, sob a administração do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, vem desenvolvendo cursos técnicos em vários eixos tecnológicos, dentre eles, Administração e Nutrição e Dietética (ambos, mantidos nos períodos matutino, vespertino e noturno) e Metalurgia (mantido nos períodos matutino e noturno).
São cursos reconhecidos pelo mercado de trabalho, apresentando boa procura a cada processo seletivo de Vestibulinho (de periodicidade semestral), se constituindo em ferramentas de qualificação profissional rápida (com duração de três semestres) tanto para aqueles que buscam a primeira formação profissional como para os que almejam uma nova certificação, através dos cursos técnicos!
O Técnico em Administração é o profissional que empreende, analisa, interpreta e correlaciona de forma sistêmica os cenários sociais, políticos, econômicos e sustentáveis, respeitando tipos de mercado, as tendências culturais, os nichos e as possibilidades de integração das economias contemporâneas. Executa as funções de apoio administrativo: protocolo, arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.
O Técnico em Nutrição e Dietética é o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministras cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.
O TÉCNICO EM METALURGIA (*SIDERURGIA) é o profissional que atua na indústria metalúrgica, principalmente no setor siderúrgico. Projeta, planeja e supervisiona os processos para obtenção, transformação, aplicação e tratamento dos metais e suas ligas e a execução das atividades de caldeiraria, soldagem e estruturas metálicas, respeitando as normas técnicas e de segurança e com responsabilidade ambiental, assim como especifica materiais e aplica técnicas de medição, testes e ensaios.
Até o primeiro semestre de 2015, só estes cursos eram responsáveis pela oferta de 320 vagas, nos três períodos de funcionamento de nossa Etec (manhã, tarde e noite), promovendo qualificação profissional de nível técnico, atendendo ao exigente e variado público de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista! A demanda nunca foi problema para os nossos cursos, com uma média de, aproximadamente, quatro candidatos/vaga, nos períodos citados, para os cursos em questão, nos últimos cinco anos. Nossos alunos são oriundos de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe e demais localidades. Não há distância para eles, somente a força de vontade de chegar em nossa escola e estudar... obter a certificação tão sonhada e a colocação no mercado de trabalho.
Ocorre que, ao final do primeiro semestre deste ano letivo, sob os apontamentos de elevada evasão de alunos, o Centro Paula Souza nos surpreendeu com a decisão de fechar definitivamente os cursos de Administração (no período matutino), o curso de Nutrição e Dietética (nos períodos da manhã e tarde) - único gratuito na região – e o curso de Metalurgia (no período matutino) foi bloqueado para ingresso apenas uma vez ao ano! Isto já está em execução. Neste segundo semestre de 2015, já não tivemos o ingresso da turma matutina do curso de Nutrição e Dietética. Para o primeiro semestre de 2016, não teremos não só esta turma, como também, a turma vespertina do mesmo curso e as turmas matutinas de Administração e Metalurgia... o que representa, a redução de 160 vagas para a comunidade santista e das demais cidades da região!
Em nossos levantamentos, não encontramos dados que justifiquem tal decisão! Pelo contrário! Os alunos que deixam a unidade escolar, sem ter concluído o curso técnico, o fazem em função da premente necessidade de trabalhar e constituir renda (qualquer que seja), para proverem seu sustento e de suas famílias! Isto porque, segundo dados de nosso Sistema de Avaliação Institucional (SAI), mais de 50% de nosso público discente é composto por adultos (com mais de 25 anos), que necessitam trabalhar... outra boa parte, já empregada, muitas vezes não consegue conciliar os estudos com o horário de trabalho... e uma menor parcela, que ainda cursa o Ensino Médio, não consegue conciliar as duas modalidades de estudos, em períodos distintos. Desta forma, a carência de melhores condições financeiras aliada com a necessidade de conseguir um rendimento, faz com que muitos alunos (geralmente, após conseguirem a certificação modular intermediária, depois da conclusão do primeiro módulo) consigam colocações no mercado de trabalho, que terminam por afastá-los da Etec! Essa é a colocação de muito de nossos alunos, procurados por nossa Orientadora Educacional, quando é detectada a ausência destes nos cursos. Assim, temos, realmente, evasão. Mas, não concorremos para o seu acontecimento! Nossos professores têm experiência em ensino técnico e a escola por sua vez, mantém instalações e equipamentos adequados para os cursos em tela, recebendo inúmeros elogios pela formação técnica desenvolvida, não só por parte dos alunos concluintes, mas das próprias empresas que absorvem este público!
Assim, nos vemos refém de uma situação externa e que não temos controle para reverter!
A questão da evasão não é exclusividade de nossa escola. Acompanhamos relatos de outras instituições de ensino e observamos que o fato está generalizado!
No entendimento de nossa equipe, a decisão do Centro Paula Souza de restringir a oferta de vagas em nossos cursos técnicos, não só diminui a oportunidade de acesso à certificação profissional de qualidade para a população da Região Metropolitana da Baixada Santista, como as chances de ingresso e permanência desta no mercado de trabalho. Segundo dados do Jornal da Globo, de 23/07/2015, “O número de vagas para técnicos cresce 15% em São Paulo”, informação que só vem comprovar a importância da manutenção dos cursos técnicos na região.
Assim, solicitamos o apoio de todos vocês no sentido de fortalecer nosso pedido de manutenção dos cursos técnicos em Administração / Metalurgia (período matutino) e Nutrição e Dietética (períodos matutino e vespertino), para o primeiro semestre de 2016.
Atenciosamente,
Equipe Dona Escolástica Rosa.