Carta Aberta dos Auditores e Ouvidores do SUS
Para: Auditores e Ouvidores do SUS
A carta abaixo será encaminhada para a SEGEP - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, que é a instância superior da Ouvidoria e da Auditoria no nível federal.
Precisamos ocupar os espaços de poder para exercer nosso protagonismo na condução plena de nossas funções a serviço do SUS e da sociedade, em acordo com as normas vigentes.
CARTA ABERTA DOS AUDITORES E OUVIDORES DO SUS
26/06/2015
Nós, auditores e ouvidores reunidos por ocasião do Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS, ministrado entre 22 e 26 de junho de 2015 nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio grande do Sul e Santa Catarina, manifestamos a necessidade de criação de espaços e fóruns de discussão técnica com finalidade de aprimoramento dos processos de trabalho desenvolvidos no âmbito das auditorias e ouvidorias em todas as esferas administrativas gestoras do Sistema Único de Saúde.
Estes espaços visam criar mecanismos para ampliar a cooperação, a solidariedade, a integração, a interação, a comunicação, a articulação, e a parceria tanto entre as esferas de gestão do SUS, como entre ouvidorias e auditorias.
Entendemos que a missão destas vertentes do SUS configura indispensável ferramenta de diagnóstico para a gestão na busca da adequação do “SUS real” ao “SUS legal”.
Consideramos de fundamental importância o fortalecimento e conscientização dos gestores quanto ao efetivo exercício das atividades de ouvidoria e auditoria.
É imperativa a revisão, implementação e cumprimento de normativas de atuação, bem como estruturas físicas adequadas e profissionais qualificados e em número suficiente.
Quanto melhor organizados os serviços de auditoria e ouvidoria maior será a contribuição para a garantia do direito à saúde /satisfação do usuário em todos os níveis de atenção.