Luta pela continuidade da atuação da Comissão Organizadora no Centro de Arte e Cultura de Hortolândia
Para: Apoiadores, parceiros, aprendizes e moradores de Hortolândia
Aos trabalhadores e frequentadores do Centro de Arte e Cultura (CAC) de Hortolândia:
Há cerca de seis anos, o Centro de Arte e Cultura tem sido um núcleo de formação e difusão de cultura, organizado de forma aberta, em uma “gestão compartilhada”, ou seja, usada pela Secretaria de Cultura, mas gerida, cotidianamente pela Comissão Organizadora do CAC (COC), constituída pelo Coletivo de Educação Popular Jacuba e colaboradores. A comissão foi surpreendida no dia 6 de julho pela notícia de que a atual coordenadora do espaço e funcionária da prefeitura seria substituída por outro coordenador, sem qualquer aviso prévio ou consulta à Comissão Organizadora do CAC.
Consideramos isso uma ação autoritária e desrespeitosa com a história do espaço e a atuação da Comissão, que coloca em risco a continuidade de um trabalho sério, coletivo, construído à duras penas para oferecer à população de Hortolândia uma formação cultural crítica e de qualidade. Esta ação da Secretaria de Cultura fere essencialmente o quarto item da Carta de Princípios do CAC: “ORGANIZAR A PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA DE FORMA HORIZONTAL TENDO COMO AUTORIDADE AS DECISÕES COLETIVAS”
Convocamos a todos os parceiros, aliados e arte-educandos do CAC a nos apoiar diante dessa ação arbitrária, pedindo através desse abaixo assinado a permanência da coordenadora do CAC, assim como assegurar a continuidade do trabalho da COC na gestão do espaço.