Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ABAIXO-ASSINADO CONTRA O BLOQUEIO DA PISTA (HI 104 SUL) DA QI 27 - LAGO-SUL

Para: Ao Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Os abaixo-assinados, moradores, empresários e prestadores de serviços da Regiões Administrativas do Jardim Botânico e do Lago Sul, vêm, junto às autoridades competentes do Distrito Federal, solicitar o desbloqueio da via HI-104 Sul, que liga a QI 27 do Lago Sul à Estrada Parque Contorno (DF-001) e aos Condomínios do Jardim Botânico, bloqueada no dia 10 de agosto de 2015, considerando as seguintes razões:

1. A via HI-104 Sul existe há mais de 30 anos e é utilizada pela comunidade local antes mesmo da criação do Parque Ecológico, criado em 2002, portanto, a pista não pode ser considerada uma ameaça ao parque ou gerar impacto ambiental maior que o seu bloqueio na rotina diária de milhares de pessoas que moram ou trabalham nessa região.

2. Essa via é a única pista alternativa para a mobilidade urbana de aproximadamente 50.000 pessoas, que em caso de acidente na DF-001 ficarão “ilhadas”. O bloqueio tem acarretado, por desvio de rota, sobrecarga ao trânsito na DF-001, agora o único acesso para a ponte JK, dificultando e onerando ainda mais a vida de milhares de pessoas que utilizam esta pista, contribuindo para um significativo aumento nos engarrafamentos e consumo de combustível (emissão de dióxido de carbono), aumentando assim a poluição próximo ao parque. Além disso, a DF-001 também margeia todo o parque, ou seja, se uma via gera impacto ambiental a outra gera impacto também.

3. Muitos moradores utilizam diariamente a pista para acesso ao comércio local, a padarias, a postos de combustíveis, a clínicas, a escolas, a academias, a igrejas, etc., e estão agora obrigados a uma jornada adicional diária superior a 10 km, em trecho sujeito a grandes engarrafamento e riscos de acidentes. Sendo assim, nada justifica bloquear um atalho que retira 20.000 carros do trânsito diário do acesso à Ponte JK, já sobrecarregado.

4. Os serviços de ônibus entre Condomínios e paradas da QI 27 estão sujeitos a aumento de custos que podem inviabilizar a continuidade dos serviços, prejudicando os trabalhadores da região que já aumentaram mais de 1 (uma) hora no deslocamento entre casa e trabalho devido ao trajeto adicional para os ônibus.

5. Por último, não entendemos porque é necessário a pista ficar fechada durante o estudo dos impactos ambientais, mesmo porque, se entre estes impactos se quer avaliar o do tráfego de veículos pela pista, é bom justamente que ela permaneça aberta durante o estudo.

Sendo assim, considerando a imensurável utilidade pública que a via HI-104 Sul representa para milhares de cidadãos, viemos, respeitosamente, pedir o desbloqueio imediato da mesma, ao mesmo tempo em que garantimos nosso engajamento na luta pela preservação da área supostamente ameaçada pelo desbloqueio.



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.759 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar