Manifesto de Apoio aos Presos Políticos de Angola.

Para: GOVERNO BRASILEIRO/ITAMARATI.

MANIFESTO PELA LIBERDADE PARA ESTUDANTES E ATIVISTAS PRESOS POLÍTICOS EM ANGOLA.
Coletivo de Estudantes Angolanos no Brasil.(Coletivo Angola Brasil)

No final de junho ultimo, um grupo de 20 estudantes que se reuniam na casa de um deles, na capital de Angola , foram presos, pelas forças de segurança sob a acusação de planejarem um golpe de estado contra o governo daquele pais. Na verdade, tratava-se de um grupo de jovens, estudantes e intelectuais, cujas armas são a caneta e a voz, que pedem ao governo do presidente José Eduardo dos Santos, (vulgo Zé Du) a liberdade de expressão, o fim da repressão e a democratização do regime politico de Angola.

Portanto, as prisões provisórias dos ativistas efetuadas em 20 de junho já estão prorrogadas ilegalmente ultrapassados os 90 dias previstos em Lei e que o preso politico Luaty Beirão entrou greve de fome há mais de 30 dias (hoje) em protesto contra essa arbitrariedade de não cumprimento da liberdade provisória solicitada e nem do prazo da prisão temporária. Junto com ele, estão hoje em greve de fome também Mbanza Hamza, Benedito Jeremias, Nelson Dibango e Albano Bingobingo.

O quadro de ilegalidades do ato de prisão, começou antes de entrarem em greve de fome na prisão, os ativistas foram espancados e submetidos a choques elétricos entre outras torturas, conforme foi amplamente noticiado e denunciado nas redes sociais por amigos e familiares e veículos de comunicação independentes de Angola.

Estas prisões têm sido sistemáticas, sempre que algum popular, trabalhador, estudante ou artista manifesta sua divergência em defesa de uma maior abertura do regime, sendo detidos sob acusação de “tentativa de golpe”.

Diante do risco de maus tratos e até de ameaça à vida aos presos, uma mobilização internacional vem sendo construída, em defesa da libertação dos presos, bem como, para a defesa da garantia de integridade física dos mesmos, quanto aos seus direitos fundamentais.

No Brasil, um grupo de estudantes Angolanos bem como, militantes do Movimento Negro, militantes políticos de esquerdas e democráticos, profissionais liberais, acadêmicos e intelectuais, que subscrevem esse manifesto, dirigem-se ao governo Brasileiro para exigir ao governo angolano , a soltura dos presos políticos em Angola, bem como o direito a opinião e a democratização do Regime.

Assinam este manifesto de Apoio no Brasil aos ativistas presos políticos em Angola:
Segue Assinados:

Fontes:
AÇÃO URGENTE: Jovens ativistas presos arbitrariamente em Angola

Greve de fome em protesto por detenção arbitrária

Após 19 dias em greve de fome, rapper angolano preso está em 'estado grave'

"The Guardian" alerta para deterioramento da saúde de ativista angolano

Jovens Acusados de Preparação de Golpe de Estado

"Estado de saúde de Luaty Beirão é péssimo"
p%C3%A9ssimo/a-18783667

Luaty recebeu visita de diplomatas europeus
Representantes de cinco embaixadas europeias em Luanda visitaram o “rapper” na clínica Girassol.

Vida de Luaty Beirão em “risco iminente”
Segundo a família, o activista terá perdido mais de 10 quilos desde que iniciou a greve de fome, há 18 dias. Vigília em solidariedade foi remarcada para a Sagrada Família.

Activistas angolanos detidos iniciaram greve de fome

Luaty Beirão já não consegue andar e Bingo-Bingo também está em greve de fome
Nelson Dibango, detido no hospital psiquiátrico penitenciário da Maianga, terá iniciado o mesmo tipo de protesto, segundo Laurinda Gouveia.

Quatro presos políticos estão em greve de fome
Os activistas detidos em Caquila protestam deste terça-feira contra limitações nas visitas e isolamento durante o banho de sol.

Polícia cerca igreja e impede vigília por Luaty
O templo católico de São Domingos, na Cidadela, foi cercado e há relatos de detenções de activistas.

Os 36 pontos de uma acusação
Os detalhes da acusação contra os presos políticos acusados de golpe de Estado.

Campanha de Direitos humanos pede libertacao aos ativistas.