Continuação das linhas da Zona Sul do Rio de Janeiro
Para: Cidadãos da cidade do Rio de Janeiro
O projeto da prefeitura do Rio de Janeiro visa eliminar 33 linhas de ônibus da cidade e encurtar 21 outras, o que prejudicará a circulação de grande parte da população, principalmente trabalhadores e estudantes que precisam ir ou passar pela Zona Sul .Por exemplo, para uma pessoa se deslocar da Zona Norte à Zona Sul, ao invés de fazer isso com uma linha, como é atualmente, terá que descer no Centro e fazer integração em outra linha. O projeto também prevê a redução do número de coletivos, reduzindo dos atuais 2000 para 700. O problema é que isso além de aumentar o tempo de viagem, fará com o que o transporte público no Rio fique ainda mais superlotado. Outra questão é o aumento do gasto com passagem para quem não possui bilhete único, já que o passageiro terá que pegar duas ou mais conduções para chegar ao destino. O prefeito está querendo fazer uma redução do número de veículos em circulação na cidade através de um planejamento que prejudicará especialmente a parte da população de menor poder aquisitivo, aquela que tem no ônibus seu único meio de transporte! A mudança deveria priorizar a redução não de ônibus, mas de veículos particulares.
Vamos nos unir contra esse projeto elitista, que vai beneficiar somente os empresários dos ônibus e tornar ainda mais difícil a vida do usuário, que é quem realmente precisa do ônibus como meio de transporte!
Para maiores informações:
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-08-19/rio-vai-eliminar-33-linhas-de-onibus-a-partir-de-outubro.html
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/08/rio-tera-menos-33-linhas-de-onibus-na-zona-sul-partir-de-outubro.html
http://viatrolebus.com.br/2015/08/por-melhor-fluidez-rio-vai-extinguir-linhas-de-onibus/