Controle Populacional dos animais abandonados no Município de São Gonçalo (Rio de Janeiro)
Para: Exmo Srº Prefeito da cidade de São Gonçalo
Devido ao crescente aumento do número de animais abandonados que perambulam pelos bairros do Município de São Gonçalo (RJ), venho através desta solicitar mudanças urgentes na política de controle populacional de cães e gatos da cidade desta cidade, local onde ocorrem diariamente agressões bárbaras e atos de crueldade contra estes pobres animais abandonados, onde são espancados com pauladas e apedrejados, cenas que chocam e envergonham pelo descaso do poder público. Segundo a OMS, a única maneira ética e eficaz de realizar o controle da natalidade destes animais é a esterelização cirúrgica, juntamente com a educação da população para a guarda e posse responsável dos animais de estimação. Baseada na Lei Federal 9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais e Declaração Universal dos Direitos dos Animais - UNESCO 27/01/1978, conto com o apoio da população no sentido de sensibilizar a administração atual para criação de um projeto visando o controle populacional e a Saúde Pública. Por isso exigimos:
1) Construção de um centro de zoonoses para que os animais abandonados no Município sejam resgatados, tratados, vermifugados, vacinados, castrados e encaminhados para adoção.
2) Campanha de castração gratuita de cães e gatos nos bairros do Município, para atendimento dos animais de estimação das populações carentes, inclusive os errantes.
3) Reserva de cotas de vagas de castração pelas ONGs de proteção animal, aos protetores de animais e voluntários. O trabalho desses voluntários é extremamente importante, sendo necessário reserva de vagas de castração destinados aos animais sob sua proteção, pois milhares de animais são resgatados das ruas do Município e tratados, sem onerar os cofres públicos.
4) Campanhas de vacinação contra raiva humana e principais doenças.
5) Centro de atendimento veterinário gratuito para a população carente.
6) Campanhas educativas permanentes sobre posse responsável e contra o abandono e maus-tratos vinculados em grande mídia.
7) Implantação de uma política de proteção animal com fiscalização das ações dos cidadãos em relação aos seus animais, fazendo cumprir a lei Estadual e Municipal que estabelecem penalidades para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.
Eu, protetora de animais, me coloco à disposição do Srº Prefeito para ajudar efetivamente na resolução deste grave problema de Saúde Pública.
" A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados".
Mahatma Gandhi