Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado. Pedimos a volta do atendimento Pediátrico nas UAIs do Guanabara e Alterosas. Mais amparo ao Cidadão de Betim na área da Saúde

Para: Secretário Municipal de Saúde Rasível dos Réis, e Senhor Prefeito Carlaile Pedrosa

Diante da situação no qual se encontram os cidadãos de Betim neste momento, devido a decisão do Secretário Municipal de Saúde da cidade, em retirar o atendimento Pediátrico nas UAIs dos Bairros Guanabara e Alterosas, a população vem aqui por meio desta petição pública, requerer o que é de direito de todos os usuários do sistema de saúde publica em Betim. Vendo que a decisão do Secretário Municipal de Saúde Rasível dos Reis afeta não só os Bairros citados acima, como também outras regiões que dependem do atendimento nas unidades referidas. Porém, o que pesa mais diante desta decisão, é que estão querendo mudar um sistema que já acontecia há anos nos locais mencionados aqui, e sem dar nenhum parecer convincente para a sociedade. Além do mais quem sofre com tudo isto são as crianças que dependem do atendimento Pediátrico que já estava implantado nestas unidades.
Dói muito o coração ao ver uma criança sofrer por causa de uma crise asmática, ou uma dor qualquer ou outro tipo problema e você não saber o que fazer. E se não houver uma orientação de um especialista que possa fazer os primeiros atendimentos e designar a situação caso não haja solução naquele momento, fica mais difícil ainda. Com esta situação criada pelo senhor Rasível dos Réis Secretário Municipal de Saúde, deixam os usuários do sistema de saúde pública em choque, pois estão tirando-lhes o direito a saúde, já que não oferecem estrutura adequadas para os profissionais. Pedimos para o Senhor Prefeito Carlaile Pedrosa para olhar com mais carinho por estas pessoas de nossa cidade, somo humanos, merecemos respeito. E nossas crianças não podem pagar pelo preço de uma demanda administrativa que venha ferir o que é de mais belo e apropriado para uma vida digna em sociedade, o núcleo da família.
Transferindo o atendimento somente para as UAIs Sete de Setembro e Teresópolis gera uma sobrecarga para o profissional, ambiente super lotado, dificultando assim o acesso de muitas pessoas que encontram problemas no deslocamento até estas unidades, onde muitos não têm condições de arcar com despesas de transportes e outras mais. Os próprios profissionais entrevistados pelo jornal O Tempo estão achando esta decisão um absurdo. Se eles estão se colocando no lugar da população, agora imaginem como estão se sentindo, as mães, avós, familiares ao saber que estão retirando o direito deles, inclusive das crianças.
No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Titulo II dos direitos fundamentais, capítulo I do Direito a vida e saúde, está escrito no artigo sete. “A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, condições dignas de existência”. E no artigo quatro da Lei de numero 8.069 de 13 de julho de 1990, “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral E DO PODER PÚBLICO assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes À VIDA, À SAÚDE, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, á cultura, À DIGNIDADE, AO RESPEITO, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
A garantia de PRIORIDADE compreende:
a) PRIMAZIA de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) PRECEDÊNCIA de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) PREFERÊNCIA na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) DESTINAÇÃO PRIVILEGIADA de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
Os bairros de Betim em suas circunferências estão carentes de uma administração que olhem por eles e não que tirem o que é deles por direito. É uma luta difícil para a população, pois no quesito saúde a prefeitura está deixando a desejar. Na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Bairro Guanabara o médico está de férias, e não houve uma substituição temporária. Com previsão para marcar consultas a partir do dia dez de setembro. Isto é uma falta de respeito para com os cidadãos, devendo haver uma punição para estas normas absurdas que ferem a Constituição Civil dos direitos do Cidadão. É greve na saúde, na educação, faltam medicamentos nas unidades. Quando isso irá acabar? É preciso uma conscientização, e pararem de brincar com a população.
Desta forma estão extirpando as chances de formação de uma sociedade livre que deseja ter seus direitos reconhecidos e aceitos. Isto é tomar decisões às escuras, não informando a população para que não gere transtornos, tirando-lhes as reservas de sobrevivências em tempos de crises. Pedimos a sua valorosa atenção Senhor Prefeito Carlaile Pedrosa, diante desta situação. Devolva ao povo o que é de direito deles.

Se você é contra esta decisão do senhor Rasível dos Réis Secretário Municipal de Saúde da cidade de Betim, ajude-nos assinando esta petição, pois a população exige mais atenção, zelo pela nossa sociedade, inclusive nossas crianças e respeito. Por favor, ajudem-nos. Divulguem.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 25 agosto 2015
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
16 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar