Institutos Federais sem Propinas, Desvios, Fraudes em Licitações e Concursos!

Para: Procuradoria Geral da República(PGR)

Por meio deste abaixo assinado pedimos à Procuradoria Geral da República(PGR) que aprofunde as investigações em relação às suspeitas de fraudes sistêmicas em relação à Rede Federal de Educação, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia(IFs, CEFETs, Escolas Técnicas e outras escolas do Brasil) vinculados à SETEC-MEC(Com base nas notícias, suspeitas e indícios nas notícias abaixo).Nas notícias, vemos indícios e suspeitas de irregularidades, crimes, flagrantes, propinas, licitações e concursos fraudulentos, assédios, mortes não investigadas, entre outras questões, noticiado pela mídia, Justiça, Polícia etc. Os INSTITUTOS FEDERAIS VINCULADOS À SETEC-MEC RECEBERAM VERDADEIRAS FORTUNAS NOS ÚLTIMOS ANOS EM SUA EXPANSÃO SEM CONTROLE EFETIVO DOS DISPÊNDIOS(ALGUNS BILHÕES DE REAIS!) COM A EDUCAÇÃO SENDO O SEGUNDO MAIOR ORÇAMENTO DO PAÍS!.

Entretanto, na prática, muitas obras não terminaram e os alunos estão passando dificuldades diversas há anos como falta de alimentação, bolsas, transportes etc(ou atraso recorrente destes) e os corruptos(suspeitos) continuam a atuar, destruir provas , manipular informações etc ao que parece.

A população não sabe mais a quem recorrer. Mesmo confiando nos órgãos de fiscalização, há noticias ruins, embora coloque em dúvida a legitimidade dos mesmos ou mesmo sua atuação, podendo haver exageros da mídia, sendo apenas suspeitas.

Exemplo 1: CGU ((http://www.consecti.org.br/destaques/operacao-contra-desvios-no-mec-atinge-secretario-de-prevencao-a-corrupcao-da-cgu/ ; http://oglobo.globo.com/brasil/pf-cumpre-mandado-na-casa-de-secretario-da-cgu-em-operacao-sobre-desvio-de-verbas-9425362 );

Exemplo 2: TCU que aprovou todos os relatórios de gestão dos IFs, mesmo com preços de obras algumas vezes maiores do que o correto ou preço de mercado, licitações em diversas situações etc também tem notícias(http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1662631-entidade-ligada-a-ministro-do-tcu-e-suspeita-de-fraudes.shtml http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/07/16/imoveis-de-filho-de-presidente-do-tcu-somam-r-13-milhoes.htm) etc.

Exemplo 3: MEC(e SETEC) (http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/indicado-ao-mec-e-reu-em-processo-na-justica-federal/ http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/pnld/5186-mec-tera-de-esclarecer-denuncia-de-fraudes-na-compra-de-livros-didaticos http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/porto-seguro-comissao-recusa-presenca-de-ex-assessor-do-mec http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/01/13/ult4728u22395.jhtm
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,cgu-denuncia-programa-de-haddad-no-mec,999637) )

Exemplo 4 - Suspeitas, Condenações, Indícios envolvendo os Institutos Federais:

1 - Notícias envolvendo o Instituto Federal de Brasília(IFB), vinculado ao MEC - SETEC, sendo que boa parte dos servidores de alto escalão da SETEC-MEC vieram do próprio IFB, ou seja, cerca de dez membros(Conforme notícias):

Empresas denunciadas ou com notícias de crimes com as quais o IFB negociou ao longo dos anos:

1 - FJ Produções(http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/06/29/interna_cidadesdf,258967/gdf-instaura-auditoria-para-apurar-esquema-de-superfaturamento-de-eventos.shtml);

2 - CDT Comunicação de Dados (http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/02/cade-investiga-indicios-de-cartelizacao-em-licitacoes-de-ti-no-distrito);

3 - Agroservice Empreiteira Agrícola LTDA(http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=4&codPagina=9704)(José Dirceu recebeu dinheiro direto na conta dessa empresa. Independentemente disso, a empresa passou de décima primeira para a escolhida em uma licitação);

4 - Aires Turismo (http://www.fraudes.org/clipread.asp?CdClip=11648);

5 - Engefort Construtora (http://oglobo.globo.com/brasil/falencias-cnj-investiga-kit-concordata-em-goias-6839800).(empresa ligada à Delta de Carlinhos Caichoeira ao que consta).

Esse professor do IFB nesse video, Rogério Fária(de chapéu) que vinha denunciado más condições do campus Planaltina do IFB(entre outras coisas suspeitas), Campus que recebeu milhões no IFB, apareceu morto onze dias depois com a alegação de agentes policiais de que tinha suicidado dentro de uma cadeia pública lá no interior do Tocantins, por coincidência na mesma cidade da empreiteira que fez a obra denunciada! (Araguatins; mesma cidade que a Construtora Central do Brasil possui uma das sedes). Construtoras envolvidas com IFB: Engevix, Engefort, Construtora Central do Brasil, Aliança, Concretiza, Engemega, Wagner Ribeiro, Agroservice, entre outras.

Veja a denúncia do professor dado como suicida por policiais, onze dias após denunciar: http://globotv.globo.com/rede-globo/dftv-1a-edicao/v/parceiros-do-df-mostram-que-instituto-federal-de-brasilia-precisa-de-revitalizacao/2942674/

2 - Relacionadas ao IFPR(fraudes no EAD)

3 - Notícias envolvendo IFC(Fraudes Empresas Terceirizadas)

4 - Notícias envolvendo o IFAM e IFRO(Diversas)

5 - Notícias IFPA(Fraudes Diversas)

6 - Notícias do IFES(Fraudes em Licitações e Obras)

7 - Notícias IFRJ (Fraude combustíveis motorista ligado ao reitor)

8 - Notícias IFMG(Fraude licitações)

9 - IFMG sul minas

10 Notícias IFAC(Assédio contra servidores, muito comum na rede federal)

11 Notícias IFRGS(Licitação Suspeita, 20 milhões para pintar, um elevador, rampas etc)

12 Notícias IFMA(Fraude em concurso)

13 -Noticia Fraude IFMS(Fraudes em licitações)

14 -Notícia IFRN(Fraude em concurso)

15 - Notícia IFS

16 - Noticia IFF

Saudações às senhores e senhores procuradores! Contamos com o empenho do grande guardião da lei e da nossa república, a Procuradoria Geral da República(PGR) na defesa do país contra a corrupção na educação!

A corrupção na sociedade é nefasta e na educação tem efeitos encadeados de longo prazo, pois interrompe efeitos multiplicadores que acelerariam o processo de desenvolvimento. Isso é inadmissível em qualquer país sério!