Petição por democracia na educação capixaba - diga NÃO à Escola Viva e SIM À VIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS.
Para: Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo; Ministério Público Estadual - ES.
O Projeto da denominada "Escola Viva" do atual Governo Estadual do Espírito Santo, trata-se do maior exemplo dos últimos tempos da intolerância, desrespeito e imposição de ideias para com a população capixaba.
Trata-se de um projeto que em campanha eleitoral não passava de um slogan bonito, uma "grife" criada para vender uma ideia chamativa que encantaria os eleitores e para satisfazer os seus financiadores de campanha (a ONG ES EM AÇÃO, formada por ricos empresários que apoiaram o atual governo, é a responsável pela aplicação do projeto e um de seus membros e responsável pela direção do projeto, é o dono dos prédios que foram alugados para implantação da primeira escola viva).
Na prática, teve sua concepção realizada após mais de três meses de governo e mesmo assim, sendo uma cópia rudimentar do que foi implantado no Estado de Pernambuco, de outra realidade educacional e também nele não trouxe resultados consideráveis.
O mais negativo de tudo é que este projeto assim como o Plano Estadual de Educação tem sido imposto pelo governo sem ouvir a população e mais especificamente a comunidade escolar. Qualquer ação do governo DEVE estar revestida de motivação e interesse público e é notória a insatisfação do povo.
O governo estadual não possui um cheque em branco e com ações dignas das piores ditaduras já existentes no Brasil e em outros locais pelo mundo afora, estão acabando com a democracia e o planejamento da verdadeira educação dos nossos jovens e adultos do Estado.
NÃO PRECISAMOS DE ESCOLA VIVA, PRECISAMOS DE VIDA EM NOSSAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS.
Enquanto o governo insiste com esse projeto segregador, deixa de investir na rede pública estadual fazendo as escolas ficarem à míngua e suplicando por investimentos. Não precisamos de outro espaço escolar, precisamos que nossas escolas já existentes tenham a devida e merecida atenção.
Para que isto acabe antes que acabem com à educação capixaba e suas escolas, solicitamos apoio nesta Petição em que a sociedade capixaba pede a imediata suspensão do projeto "Escola Viva" e de sua ampliação; a criação de uma verdadeira comissão independente e autônoma com representantes escolares e da sociedade civil organizada para discussão do projeto; e que se faça uma intensa e ampla discussão da viabilidade deste modelo e quanto a sua necessidade e prioridades no nosso sistema educacional atual.