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Apoio ao Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação do Distrito Federal

Para: Exmo. Sr. Rodrigo Rollemberg - Governador do Distrito Federal / Exmo. Sr. Julio Gregório - Secretário de Educação do Distrito Federal


Este documento tem como objetivo solicitar o apoio da comunidade escolar, famílias e sociedade em geral, para a continuidade do AEEAH/SD no Distrito Federal de acordo com a sua atual estrutura, que incluem psicólogos e professores (tutores e itinerantes) assim como a manutenção dos espaços físicos, apoiado no Decreto Nº 36.461, DE 23 DE ABRIL DE 2015 que regulamenta a Lei nº 5.372, de 24 de julho de 2014.
Diante de problemas reais vivenciados na SEE DF, tais como escassez de espaços físicos para a demanda atual e possíveis mudanças que poderão ocorrer, a APAHS- DF se antecipa em mobilizar a sociedade para que não haja perdas para este alunado.
Ressalta-se a importância de garantir uma estrutura de atendimento que serve de referência para outros Estados e manter integralmente todos os serviços instituídos conforme a Orientação Pedagógica vigente e que vêem respondendo às necessidades desta parcela da população e suas famílias. Outro objetivo é o de enfatizar a relevância dos serviços de psicologia e itinerância e a necessidade desses profissionais para a efetivação do atendimento educacional especializado ao aluno com altas habilidades/superdotação. O psicólogo com a função de avaliar, orientar e acompanhar o aluno do atendimento, bem como todos os agentes envolvidos nestas ações, além de prestar orientação e suporte às famílias, com vistas à compreensão do comportamento do estudante com altas habilidades/superdotação, melhorando as relações interpessoais e incentivando o desenvolvimento de suas potencialidades. O professor itinerante, em consonância com as atuais políticas do MEC (MEC, 2001, p. 50), desempenha um papel relevante na potencialização do atendimento destes alunos, sobretudo no que se refere à identificação, captação e encaminhamento para as salas de recursos, sendo este o nosso diferencial. O censo de 2010 registrou 2769 estudantes com altas habilidades destacando que mais da metade reside no DF. Além de fazer acompanhamento sistemático e orientação aos professores de ensino regular nas adequações curriculares, aspecto que influi no desempenho, permanência e inclusão dos mesmos. Cabe destacar a preocupação com a garantia da manutenção dos espaços físicos em virtude da alta demanda prevista na estratégia de matrícula /2016 assegurando assim as salas de recursos em funcionamento e os recursos e parcerias tão necessárias ao pleno desenvolvimento dos estudantes e seus projetos de pesquisa.
Desta forma solicitamos seu apoio nesta causa tão relevante com a consciência de que “o futuro de qualquer nação depende da qualidade e competência de seus profissionais, da extensão em que a excelência for cultivada e do grau em que condições favoráveis ao desenvolvimento do talento, sobretudo do talento intelectual, estiverem presentes desde os primeiros anos da infância” (Alencar e Fleith 2001, p.11).




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