Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado em apoio aos bolsistas PCI/CNPq

Para: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Nós, bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), graduados, mestres e doutores, pesquisadores em várias áreas do conhecimento, vimos por meio desta carta aberta chamar a atenção para as irregularidades que estão acontecendo referentes às nossas bolsas.

No início de outubro, seguindo o calendário indicado pelo CNPq, foram encaminhados os pedidos de implementação de novas bolsas do PCI e de renovação para o próximo período de vigência das bolsas do PCI já anteriormente implementadas. Fomos notificados via e-mail, ainda no mês de outubro, sobre as nossas indicações como bolsistas e a necessidade de incluirmos nossos dados bancários e outras informações pessoais na Plataforma Carlos Chagas, na qual muitos de nós ratificamos o termo de aceite das bolsas. No entanto, até o dia de hoje, 20 de novembro de 2015, os bolsistas do PCI não receberam o pagamento pelo trabalho realizado no mês de outubro, que deveria ter sido efetuado até o quinto dia útil de novembro, como normalmente acontece.

Além desse atraso no pagamento, a partir do dia 13 de novembro, alguns de nós fomos comunicados pelo CNPq via e-mail acerca do indeferimento das solicitações referentes à implementação das nossas bolsas em outubro, com base em justificativas vagas e confusas. Neste intervalo de um mês e meio, os bolsistas permaneceram desenvolvendo suas atividades normalmente, certos de que sua situação estava regularizada junto ao CNPq. Alguns bolsistas ainda aparecem atualmente na Plataforma Carlos Chagas em situação “pendente de julgamento”, o que nos traz grande insegurança, sendo poucos aqueles cuja situação da bolsa aparece no sistema como “vigente”.

Mais grave é a situação daqueles bolsistas que receberam o comunicado de indeferimento, pois não existe mecanismo para a remuneração pelo trabalho realizado nos meses de outubro e novembro. A única possibilidade parece ser o reenvio das suas documentações para reimplementação das bolsas a partir de dezembro, de modo que os bolsistas nessa situação não receberiam as mensalidades de outubro e novembro, apenas a de dezembro, e somente começariam a receber os seus pagamentos a partir de janeiro de 2016!

As informações que obtivemos até o momento provêm somente dos esforços internos de nossas próprias instituições na tentativa de esclarecer a situação diretamente com o MCTI e não de uma comunicação oficial desta pasta ministerial ou do CNPq, órgão que lhe é subordinado e, em última instância, é o responsável direto pelo pagamento das bolsas. Se, por um lado, contamos com o empenho das instituições em que desenvolvemos nossas atividades de pesquisa para resolver este impasse, por outro, o MCTI e o CNPq nos mantêm em absoluta incerteza.

O Programa do qual fazemos parte exige dedicação exclusiva e, portanto, impede que os bolsistas tenham outras fontes de renda, que poderiam amenizar a situação de atraso ou não pagamento das bolsas, como a que estamos vivenciando agora. Ressaltamos que somos bolsistas já formados, independentes financeiramente e muitos de nós possuem famílias sob sua responsabilidade, de modo que o valor das bolsas é destinado ao custeio de necessidades básicas, tais como alimentação, moradia, locomoção etc.

Gostaríamos de destacar que nós, bolsistas do PCI, trabalhamos em diferentes unidades da federação, representando o país em diversas áreas de desenvolvimento científico e tecnológico. Neste sentido, as instituições em que estamos inseridos necessitam do nosso trabalho.

Reivindicamos o direito de sermos respeitados! Exigimos objetividade na avaliação das bolsas, melhor organização do processo e notificações quanto à implementação das bolsas a tempo, sem tamanho descaso e demora. Não aceitamos atrasos no pagamento das bolsas e muito menos trabalhar e não receber, o que é injusto. Solicitamos um pronunciamento oficial do CNPq ou do MCTI, a fim de solucionar imediatamente toda essa situação angustiante, que está afetando seriamente os bolsistas e também o bom funcionamento de vários institutos de pesquisa no Brasil.

Ajudem-nos a construir a Pátria Educadora!


PEDIMOS A TODOS QUE POSSUEM VÍNCULO INSTITUCIONAL NÃO DEIXAREM DE PREENCHER OS CAMPOS "INSTITUIÇÃO" E "ENQUADRAMENTO INSTITUCIONAL".

POR FAVOR, VERIFIQUE O SEU E-MAIL PARA CONFIRMAÇÃO DA ASSINATURA.


Para saber mais sobre o Programa de Capacitação Institucional do CNPq:

http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/1361340
http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2788883




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
831 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar