Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela manutenção das agências do Banco do Nordeste do Brasil em São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ e Vitória-ES

Para: Sr. Presidente do Banco do Nordeste do Brasil; Sr. Presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil e Sr. Ministro da Fazenda

No apagar das luzes de 2015 os trabalhadores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) foram surpreendidos com a notícia da desmobilização das agências de São Paulo-SP , Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ e Vitória-ES. A medida chegou ao conhecimento da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) em dezembro e tem deixado no ar diversas inquietações entre os funcionários, pois os mesmos não compreendem o motivo pelo qual a diretoria do BNB decidiu desinvestir o Banco dos centros mais dinâmicos do País, estratégicos, portanto, para a Instituição e para a promoção de negócios na sua área de atuação (Região Nordeste e Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo). É oportuno lembrar que tão logo tomou conhecimento do assunto a AFBNB se colocou enfaticamente contrária a tal decisão, por considerá-la equivocada e um revés estratégico.

Em contraposição à medida e no intuito da sua não-concretização a AFBNB tem tomado uma série de iniciativas em âmbito interno (reuniões nas agências envolvidas, encontros com gestores do Banco e matérias expondo sua posição em contrário, além do envio de ofícios à diretora do Banco neste sentido, entre outras). Para agregar a essa ação, que não é só de âmbito interno do Banco, mas de toda a sociedade, é que a Associação vem por meio desta convocar todos os segmentos sociais (empresários, produtores rurais, ONG's, entidades de classe, entre outros), parlamentares, trabalhadores do BNB, além de seus familiares e amigos, a somarem esforços nesta luta por meio deste abaixo assinado virtual.

Contamos com a sua participação!

Leia abaixo carta encaminhada à Presidência do BNB no último dia 29 de dezembro, a qual até hoje só obteve como resposta o silêncio do Banco.

======

Fortaleza-CE, 29 de Dezembro de 2015

Ao Senhor

Marcos Costa Holanda
Presidente
Banco do Nordeste do Brasil

Nesta

Assunto: Desmobilização das agências extra-regionais

Senhor Presidente,
Conforme é do vosso conhecimento, haja vista os ofícios que foram encaminhados, a reunião com a
Superintendência da Rede de Agências, bem como as mensagens de domínio público, a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) já externou posicionamento contrário ao encaminhamento que está sendo dado quanto às agências extra-regionais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória), o qual aponta para a desmobilização das mesmas.
Nas citadas iniciativas a Associação fundamentou que a medida, se confirmada, representará um revés estratégico para Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Isto porque será o desinvestimento do Banco de centros dinâmico do país, considerando os aspectos financeiro, industrial e de potencial para a promoção de investimentos e negócios para a sua área de atuação e operacionalização do crédito, ou seja, a região Nordeste e os demais municípios inseridos no chamado polígono das secas e atuação da Sudene, que também compreende o Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A AFBNB tem adotado esses posicionamentos em sintonia com os trabalhadores do Banco, sobretudo os envolvidos diretamente, lotados nas unidades em questão, os quais, preocupados com a situação, tanto do ponto de vista institucional quanto pessoal, solicitam informações precisas sobre os rumos, diante de tanto desencontro de informações, boatos e registros dissimulados. O fato é que não se pode tratar uma questão tão séria dessa forma, ou seja, com descaso e desrespeito, afinal, não se pode conviver com informações desencontradas e falta de transparência sobre os destinos das agências onde uma hora fecha, outra hora altera o seu caráter, ou se cria escritório de representação, e por aí vai.

A Associação lamenta que mais uma vez as decisões no Banco estejam sendo tomadas dessa forma, e mais uma vez, chama a atenção para o fato, inclusive porque, ao tempo que perdura o silêncio oficial, registros dão conta da desmobilização de agências de fato e às pressas, como é o caso de Belo Horizonte.

Por oportuno, a AFBNB reivindica que os questionamentos, preocupações e fundamentações
importantes dos funcionários e de uma instituição que os representa tenham o tratamento justo,
adequado e respeitoso, ou seja, uma atitude ética e democrática.

Nestes termos, sugerimos que a gestão do BNB trabalhe com mais zelo com o erário público. Não se
justifica, por exemplo, fazer um grande investimento como foi no caso da agência de Vitória (ES),
instalada há pouco mais de um ano, e já se estar encaminhando o seu fechamento. Não se justifica
também, a mudança de pensamento de forma tão brusca, pois o conceito dominante no BNB até
recentemente era o da expansão, da abertura de agência, inclusive da possibilidade de criação de uma superintendência naquele Estado (ES). E afinal, referido estudo feito não valeu de nada? Ou as decisões são tomadas a “toque de caixa”, desconhecendo a trajetória institucional da atuação no Banco na Região?

Nosso entendimento é que as presentes reflexões não só exigem tempestiva explicação, como também atitude positiva, razão pela qual consideramos oportuno fazê-las. É necessário que os funcionários do Banco e a sociedade tomem conhecimento oficial sobre o caso, mas antes de tudo, nos manifestamos pela defesa e fortalecimento do BNB enquanto indutor do desenvolvimento, e pela importância de sua presença e atuação na Região!

Atenciosamente,

Rita Josina Feitosa da Silva
Presidenta

C/c: Diretoria de Desenvolvimento Sustentável; Diretoria de Administração e Tecnologia da Informação; Diretoria de Controle e Risco; Diretoria de Negócios; Diretoria de Ativos de Terceiros e Diretoria Financeira e de Crédito.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
441 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar