O que é a Fosfoetanolamina?
A fosfoetanolamina é um composto químico orgânico presente no organismo de diversos maníferos, convertido usualmente em outras substâncias que formam as membranas das células.
A etanolamina é usada no organismo para produção da fosfoetanolamina, um fosfolipídeo naturalmente presente nas células. Nosso corpo produz fosfoetanolamina. Ou seja, é uma molécula NECESSÁRIA ao funcionamento das mitocôndrias, das membranas, dos neurônios, na síntese da bainha de mielina, juntamente com outros fosfolipídeos.
Do Ponto de vista bioquímico, trata-se de uma amina primária envolvida na biossíntese de lipídeos.
Além dessa função estrutural de formar a membrana celular, ela possui ainda uma função sinalizadora, ou seja, a fosfoetanolamina informa o organismo de algumas situações que as células estão passando.
No Brasil, a fosfoetanolamina começou a ser sintetizada pelo químico Gilberto Orivaldo Chierice, então professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) no final da década de 1980.
Fonte: WikiPedia
Como funciona a Fosfoetanolamina?
O mecanismo de ação da droga é bastante simples.
Após a ingestão, a substância passa do trato digestivo para a corrente sanguínea e chega ao fígado, onde "pega carona" com os ácidos graxos que são os responsáveis por alimentas e dar energia as células tumorais. A fosfoetanolamina entra junto com a "alimentação", dentro da célula cancerígena. Quando isso ocorre, a fosfoetanolamina denuncia a anormalidade para o sistema imunológico e a célula é liquidada, num processo conhecido cientificamente como apoptose.
Assista ao vídeo do link abaixo:
https://youtu.be/5J-jHT6rMp0
Créditos: TV Cachoeira
Como Obter a Fosfoetanolamina?
Diante dos últimos acontecimentos envolvendo a cassação das liminares para obtenção das cápsulas de fosfoetanolamina sintética, em São Paulo, estamos aguardando novas informações e instruções sobre como ter acesso ao composto.
Até alguma semanas, as cápsulas estavam sendo produzidas e distribuídas, gratuitamente, pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, através de liminares, ou seja, o paciente tinha que ajuizar ação judicial e aguardar deferimento de liminar, pelo juiz.
mas o TJ-SP cassou todas as liminares e, por enquanto, a distribuição está suspensa.
Porém, em 18/11/2015, um convênio foi firmado com o laboratório LAFERGS (Laboratório Farmacêutico do RS) onde ficou acordado que a substância passará a ser estudada, produzida e distribuída, do Rio Grande do Sul para todo o Brasil, em data ainda não determinada.
Atualmente temos orientado aos pacientes e familiares que a forma para ter acesso às cápsulas ainda é incerta, devido as constantes mudanças na conduta do judiciário, em relação às liminares. Sabendo que neste quesito tudo pode mudar, a qualquer momento, da noite para o dia.
Além disso, recentemente o governador de SP, em reunião com os pesquisadores da Fosfo, decidiu por apoias as pesquisas da substância e solicitar a sua liberação junto a ANVISA, para o uso compassivo. Além disso, Alckimin informou que irá selecionar 1000 pacientes para os testes com a substância em hospitais públicos do Estado. mas, por enquanto, todos os planos ainda não foram colocados em prática e as datas de cada ação não foram divulgadas. Sendo assim, novas atualizações sobre como conseguir a Fosfo podem surgir a qualquer momento.
Devido a estes fatores, a decisão de como agir para conseguir a substância é pessoal e intransferível.
Ainda que o TJ-SP não esteja deferindo liminares, outros estados podem recebe-las mesmo que não exista nenhuma garantia sobre o deferimento.
Por outro lado, não ajuizar ação, com pedido de liminar, deixará aqueles que não o fizeram atrás de uma grande fila, quando a distribuição voltar a ser aceita pelo judiciário, em caráter liminar.
Esta escolha cabe somente aos pacientes e familiares.
Entendemos e somos solidários ao sofrimento e angustia de todos pacientes e familiares, mas, por questões éticas e para o comprimento das leis brasileiras, não responderemos mensagens com pedidos de opinião/sugestão sobre dosagens, prescrição ou casos clínicos; pedidos de indicação de serviços advocatícios particulares e pedidos de envio da Fosfoetanolamina.
NÃO TEMOS ACESSO ÀS CÁPSULAS.
ATENÇÃO: AS CÁPSULAS VERDADEIRAS NÃO SÃO VENDIDAS!
Fonte: http://www.fosfo.etanolamina.com.br/sobre/onde-encontrar-a-fosfoetanolamina.html
Missão
Promover a divulgação e apoio a liberação, produção e distribuição gratuita da Fosfoetanolamina Sintética pelo SUS.
Câncer não espera!
Quem tem câncer tem pressa.
E-mail
[email protected]