Petição Pública: Castração e chipagem gratuita de cães e gatos na cidade de Santa Rosa, RS.

Para: Ao Sr. Prefeito de Santa Rosa: Alcides Vicini.

Nós, munícipes de Santa Rosa, respeitosamente solicitamos de V. Exa. que determine a implantação de um programa municipal para a realização de mutirão para castração e chipagem de pelo menos 500 animais ao ano. O programa pode ser realizado através de convênios com veterinários locais e/ou castramóvel.
Consideramos o programa de extrema importância, visto que existe grande quantidade de animais nas ruas, sendo maltratados, muitos casos de abandono e doenças.
A castração é, sem dúvida, o melhor método, e o mais eficaz, de controle populacional de cães e gatos, pois além de racional, evita os riscos de doenças. Também está diretamente relacionada ao bem-estar dos animais, pois ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da qualidade de vida e saúde do animal, contribui para a redução de animais de rua nos centros urbanos, previne o abandono e, consequentemente, reduz os maus tratos. Com a chipagem, poderá ser identificado o antigo dono do animal, podendo ser aplicado multas por abandono!
A ÚNICA FORMA DE RESOLVER O PROBLEMA A LONGO PRAZO É DESTA FORMA!
Juntamente com isso, faz-se de extrema necessidade a introdução da educação ambiental nas escolas. Programas que incentivem o bem estar animal devem ser repassados às crianças para que se tornem adultos conscientes. Dentro do programa, deve ser frisado assuntos como castração, maus tratos, abandono e bem estar.