Contra os abusos da TRANSCAL! Qualidade já!
Para: Ministério Público, Prefeitura de Cachoeirinha e Metropolan RS
Viemos por meio deste solicitar ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, sediado em cachoeirinha, a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional a apuração e os encaminhamentos necessários referente aos seguintes fatos que envolvem o transporte coletivo intermunicipal oferecido pela empresa Transcal:
A linha intitulada "executiva" tem o valor da tarifa mais elevado em comparação a linha "comum", tais descrições constam no site da empresa, tal cobrança a mais dá a conotação de que se trata de um serviço de melhor qualidade, com um carro confortável, sem lotação em pé e climatizado, porém não é isso que ocorre. A empresa tem disponibilizados ônibus extremamente deteriorados para as linhas "executivas", tais ônibus não possuem climatização, tem espaço entre bancos reduzido, são visivelmente desgastados, de aspecto sujo e desconfortáveis.
Entendemos que a empresa não pode cobrar uma passagem de R$5,95 simplesmente pelo trajeto que o ônibus executa, ora, se por ventura o trajeto fosse levado em consideração para o custo, neste caso as linhas "executivas" dirigem-se ao centro de do município de Porto Alegre pela BR 290, o valor da passagem seria reduzido pelo fato de a empresa não pagar nenhum valor para circular na BR 290, a rodovia possibilita acesso mais rápido ao centro da capital, pois possuí quatro faixas e é uma auto-estrada, possibilitando que o mesmo ônibus faça mais viagens durante o dia, o trajeto de Cachoeirinha até o Centro de Porto Alegre é reduzido quando trafegado pela BR290. Neste caso a tarifa deveria ser mais baixa. O valor elevado da tarifa só se justificaria se tivesse como referência um ônibus de qualidade, climatizado, limpo e novo.
Outro fato de extrema importância refere-se aos usuários que embarcam na Avenida Flores da Cunha. Como todos os ônibus da linha "executiva" partem dos bairros, quando chegam na Avenida, estes estão lotados. Diariamente centenas de pessoas atrasam-se para os seus compromissos por não terem acesso ao transporte coletivo. Exigimos que a empresa crie uma linha exclusiva para a venida Flores da Cunha.
Nós, cidadãos e cidadãs de Cachoeirinha temos enfrentado diariamente a utilização destes ônibus velhos e sem climatização, algo extremamente necessário frente ao calor que viemos enfrentando.
Solicitamos providências para que a linha tenha um padrão. Como podemos pagar a mesma tarifa se em alguns horários o ônibus é novo, climatizado e confortável e em outros horários é o inverso disso?
Ou implementam uma tarifa variada ou implementam um padrão de qualidade em todos os carros da linha "executiva".