Inclusão da Fonoaudiologia no programa de Residência Multiprofissional
Para: Universidade Passo Fundo
A Fundação Universidade de Passo Fundo
Solicitamos a Fundação Universidade de Passo Fundo, a inclusão de fonoaudiólogos no programa de Residência Multiprofissional da instituição, uma vez que esta é uma das poucas áreas da saúde que o programa não contempla.
Sendo o Fonoaudiólogo o profissional que atua com pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, deglutição, bem como em aperfeiçoamentos dos padrões da fala e da voz. (Lei Nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981). Faz-se de extrema importância a presença deste profissional nas equipes multidisciplinares.
Atuação fonoaudiológica com gestantes, puérperas e lactantes se faz necessária devido à amamentação adequada, cuidados com as mamas, posições corretas para amamentar, ordenha manual, dentre outras. Atuação fonoaudiológica neonatal na maternidade, berçário, clínica pediátrica é importante para avaliação da anatomia, fisiologia e morfologia do Sistema Sensório Oral, vias de alimentação, habilitação e reabilitação, seguimento ambulatorial quando necessário. Discussões de casos clínicos com equipe multidisciplinar.
Já atuação nos distúrbio da deglutição (avaliação, reabilitação e gerenciamento) em todas as clínicas (Médica, Cirúrgica, Ortopédica e Tropical), se faz necessária para uma alta mais rápida do paciente, no Pronto Socorro e UTI’s, o fonoaudiólogo realiza avaliação rápida no leito das alterações de linguagem adquiridas por distúrbios neurológicos, avaliação clínica vocal, seguimento ambulatorial quando necessário. Discussões de casos clínicos com equipe multidisciplinar.
Na certeza de sermos atendidos, agradecemos a Atenção.