Nomeação do Planetário do Parque do Carmo para "Planetário Professor Acácio Riberi"
Para: População, planetários, clubes de astronomia, instituições de ensino, cultura, pesquisa e divulgação
Este abaixo-assinado foi criado para subsidiar a criação de um projeto de lei visando a nomeação do Planetário localizado no Parque do Carmo, Rua John Speers, 137 — Distrito de Itaquera em São Paulo - SP, para "Planetário Municipal Professor Acácio Riberi".
Acácio Riberi nasceu em São Paulo, em 24 de setembro de 1924, foi casado com Donayde Riberi, com quem teve um filho, José Tadeu. Em 1949 formou-se em Contabilidade pela Escola Técnica de São Paulo. Em dezembro de 1952, sua carreira de contador foi interrompida por um deslocamento das retinas, ocasionando a perda total de sua visão, passando a dedicar-se ao ramo comercial.
Por volta de 1962, acompanhou seu filho José Tadeu, à época com 9 anos, em várias apresentações do Planetário localizado no parque Ibirapuera (atual Planetário Professor Aristóteles Orsini) e ficou fascinado com o que ouviu e com o que seu filho descreveu, despertando um imenso interesse em aprender sobre a Astronomia.
Iniciou seus estudos contando com o apoio de seu grande amigo Prof. Aristóteles Orsini e com muita fibra superou todas as dificuldades encontradas diante de seu problema visual.
Foi membro da equipe técnica do Planetário por mais de 15 anos, sendo um dos melhores professores da Instituição e que muito contribuiu para o desenvolvimento da Escola Municipal de Astrofísica, do Planetário e da divulgação da Astronomia para adultos e crianças.
Entretanto, talvez, o fato mais auspicioso associado a ele seja o de que ele era cego, sendo o único professor de Astronomia de que se tem notícia no mundo, que aprendeu e ensinou Astronomia a milhares de pessoas, mesmo sendo desprovido de visão.
Durante sua vida profissional no Planetário, o Prof. Acácio ministrou vários cursos como os de Matemática para a Astronomia, Fundamentos de Astrofísica, História da Astronomia, Temas Astronômicos, etc.
Em 1977 foi nomeado Chefe da Escola Municipal de Astrofísica. Em 1998, veio a falecer aos 74 anos de idade, deixando a todos que com ele conviveram, um exemplo de perseverança.
Assim, por sua atuação nestes equipamentos públicos, contribuindo para o ensino e divulgação da astronomia em São Paulo, a equipe da Escola Municipal de Astrofísica e Planetário Professor Aristóteles Orsini deseja realizar esta homenagem ao Professor Acácio Riberi, atribuindo seu nome ao Planetário do Parque do Carmo, que possui um projetor planetário Universarium VIII da Carl Zeiss e foi inaugurado em 30 de novembro de 2005.
|
Já Assinaram
214
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|