Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pela Abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigação do uso irregular de dinheiro público por parte da UNE - União Nacional dos Estudantes

Para: Câmara dos Deputados

Há tempos que a União Nacional dos Estudantes não tem mais honrado seus dias de glória pela luta em defesa dos estudantes brasileiros. Sua estrutura foi monopolizada por partidos políticos que transformaram esse órgão, tão importante para a sociedade, em uma ferramenta de sua ideologia política. Seu patrimônio vem sendo negociado e sua luta não mais representa a vontade dos estudantes, mas sim os interesses de políticos que compram as consciências de seus pretensos líderes com favores e dinheiro.

Enquanto problemas graves afetam o cotidiano dos universitários brasileiros, a União Nacional dos Estudantes, que deveria defendê-los, não se manifesta, gerando um silêncio ensurdecedor, que ocorre, pois, a instituição não mais atende ao interesse dos estudantes, mas sim dos partidos políticos que a controlam, que poderiam se desgastar publicamente caso a UNE cumprisse seu real papel e apontasse as falhas atuais nas políticas públicas de educação e de juventude. Entre defender a juventude brasileira ou os políticos que apadrinham seus coordenadores, a UNE tem escolhido a segunda opção.

Como se não bastasse a total deturpação de seus objetivos, a UNE serve hoje meramente como trampolim político e fonte de recursos para os partidos políticos que a dominam, se utilizando de repasses de dinheiro público e receitas obtidas com vendas de carteirinhas de estudante. Além disso, evidências de que sua gestão é nebulosa começam a surgir, seja por jornais de alta circulação, seja por denúncias do Ministério Público.

Formação de quadrilha, posse de explosivos e dano ao patrimônio público estão no rol de crimes somados na conta dessa instituição. Também vale ressaltar que a UNE enveredou-se indevidamente no mundo dos negócios. Mesmo utilizando-se de dinheiro público recebido a título de indenização da União Federal pelos danos sofridos durante a ditadura militar, no valor de R$ 44,6 MILHÕES, a instituição realiza com estes recursos um empreendimento sobre o qual não presta quaisquer explicações a respeito de sua participação nos lucros ou dos detalhes do contrato. Em suma, não há nenhuma transparência da UNE quanto ao uso de milhões de reais advindos dos nossos impostos.

Somam-se a esses absurdos denúncias de uso de notas fiscais frias, realização de contratos fantasmas e até utilização de dinheiro público para compra de extensa lista de bebidas alcóolicas e realização de festas em bares e restaurantes que estão sendo investigadas pelo Tribunal de Contas da União.

Levando em conta esse cenário vexatório para os jovens brasileiros, a Câmara dos Deputados, representação legítima dos cidadãos, movimenta-se para enfim buscar informações sobre o uso irregular do dinheiro público por parte da União Nacional dos Estudantes.

O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) e outros parlamentares estão colhendo assinaturas na Câmara dos Deputados para o pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o tema.

Eu, cidadão brasileiro, cansado de ver a União Nacional dos Estudantes prostituída, desmoralizada, perdulária e desviada de sua função originária venho aqui assinar meu apoio para a investigação, na Câmara dos Deputados, das denúncias apresentadas.

Fontes:
http://tribunadainternet.com.br/une-embolsa-446-milhoes-do-governo-e-terceiriza-sua-sede/
http://oglobo.globo.com/brasil/tcu-investiga-convenios-da-une-com-governo-federal-5147139
http://www.oantagonista.com/posts/cpi-da-une
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/congresso/estudantes-que-se-cuidem/
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/impeachment/presidente-da-une-conclama-conselhao-contra-impeachment-resposta-e-silencio/
http://www.une.org.br/2013/02/assine-peticao-contra-a-denuncia-aos-estudantes-da-usp/
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/08/1322885-entidades-acusam-une-de-apoiar-cota-a-meia-em-troca-de-monopolio-das-carteirinhas.shtml




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
753 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar