Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CONTRA A DESARTICULAÇÃO DA REDE DE CUIDADO AOS PACIENTES JUDICIÁRIOS NO INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Para: Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Nós, abaixo-assinados, vimos nos manifestar contrariamente à interrupção do trabalho de articulação de rede realizado pelo Programa PAI-PJ no interior do estado de Minas Gerais. Há dezesseis anos o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do PAI-PJ, Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário vinculado ao Programa Novos Rumos da Presidência - vem realizando o acompanhamento sistemático de pessoas em situação de sofrimento mental que cometeram crimes e que se encontram em grande vulnerabilidade social.

O trabalho do PAI-PJ consiste em promover a articulação de redes conjugando tratamento, responsabilidade e conexão social, tendo alcançado, desde sua criação, resultados exitosos na redução e prevenção da violência com índices de reincidência quase zero. Já passaram pelo PAI-PJ aproximadamente 6.000 casos que hoje se encontram devidamente acompanhados pela rede pública de cuidados.

Com a interrupção do trabalho no interior do estado, devido à demissão de 43% dos recursos humanos do Programa que exercem a função de articuladores de rede, cerca de 900 casos deixarão de ser acompanhados de forma abrupta, sem um plano de continuidade, o que poderá acarretar graves consequências para a saúde dessas pessoas nas cidades onde habitam, do ponto de vista clínico, social e jurisdicional. A desarticulação do cuidado a esses cidadãos afeta de modo contundente a lógica de atenção, construída de modo articulado com a rede de saúde, para cada um dos pacientes acompanhados pelo Programa.

Solicitamos, portanto, que o Tribunal de Justiça interrompa imediatamente essa ação e, para tal, convoque os atores públicos responsáveis, assim como a sociedade civil, para que encontrem saídas mais razoáveis que garantam de forma legítima, sustentável e efetiva a continuidade das diversas ações conduzidas por essa política de atenção ao paciente judiciário.


Belo Horizonte, 27 de abril de 2016




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.991 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar