Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Aprovar na Comissão de Segurança a Passagem para Pedestres entre a FDRP e a FCFRP/USP Ribeirão Preto

Para: Comissão de Prevenção e Proteção do Campus de Ribeirão Preto

Ilmos. Srs.
Membros da Comissão de Prevenção e Proteção do Campus de Ribeirão Preto


Prezados Senhores,


Venho em nome dos alunos de graduação do campus da USP de Ribeirão Preto, solicitar gentilmente a vossas senhorias a manifestação favorável na Comissão de Prevenção e Proteção do Campus à proposta de criação de passagem para pedestres próximo à Rua Tenente Catão Roxo e Avenida Luigi Rossiello, entre a FDRP e FCFRP. Trata-se de um projeto que se iniciou em julho de 2013, onde o entendimento era de que a proposta inicial não traria benefícios à segurança da Comunidade. Hoje a realidade vence os argumentos: assaltos, furtos à luz do dia e prejuízos à mobilidade do pedestre são situações frequentes no campus.

Soma-se às evidências já levantadas no documento apresentado à Presidente do Conselho Gestor do Campus de Ribeirão Preto, o fato de que a proposta de abertura de uma passagem de pedestres apresenta uma viabilidade maior no médio prazo do que a extensão, por exemplo, dos serviços de transporte da Universidade para abarcar aquela região. Além disso, a proposta vai completamente ao encontro da Política de Mobilidade da Universidade de São Paulo, que em seu art 7º, inciso I e II, pede a "priorização da segurança de pedestres, do usuário de cadeira de rodas e de outras formas de mobilidade ativa". É dever da Universidade de São Paulo, sempre que possível, garantir deslocamentos necessários ao cumprimento de sua missão de ensino, pesquisa, cultura e extensão. É por acreditar fielmente na sensibilidade de vossas senhorias a assunto tão caro que peço aprovação da proposta em seu mérito, para que possa ser estudada e viabilizada dentro do que for a nós possível.

Por uma Universidade com menos muros e mais portas, pedimos acolhimento.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trata-se da proposta de criação de passagem para pedestres próximo à Av. Tenente Catão Roxo e Av. Luigi Rosiello, entre a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), com alocação de vigia para a área, catraca ou controle de acesso equivalente, bem como da proposição de outras políticas de segurança.

Proposta de semelhante teor foi analisada pela Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (Processo nº. 2013.5.622.53.4) no dia 15 de julho de 2013, onde analisando a solicitação do DCE Livre da USP, verificou-se que "do ponto de vista técnico de Prevenção e Proteção, qualquer abertura na área perimetral do Campus não possui viabilidade, pois resultará em um ponto de vulnerabilidade e consequentemente irá gerar a necessidade de mais um posto de vigilância".

A decisão foi comunicada na 25ª Reunião do Conselho Gestor do Campus de Ribeirão Preto pelo seu presidente, onde "comentou que a referida Superintendência manifestou ainda que a passagem não trará benefícios à segurança dos usuários, pois mesmo que traga comodidade ao encurtar o deslocamento, ao atingir o lado externo do campus, o risco à segurança será o mesmo".

Atualmente já existe um ponto de vulnerabilidade na região: buracos no alambrado da Av. Tenente Catão Roxo permitem acesso pela Faculdade de Direito a qualquer pessoa sem identificação, fazendo com que pela comodidade, os alunos se aproveitem da passagem. Do ponto de vista técnico, não mais se sustenta impedir uma entrada que traga comodidade aos pedestres, dado que a área é bem iluminada, pode ser vigiada ou ser passível de controle de acesso, aberta somente em determinados horários. Visto que encurta o deslocamento, o risco à segurança não será o mesmo, pois a periculosidade também se assenta no maior tempo despendido em ruas pouco vigiadas.

A área é sujeita a assaltos e violência frequentes relatados por alunos que transitam pela Av. Tenente Catão Roxo durante o período da manhã em horário de abertura das portarias, no almoço e durante as aulas dos cursos integrais, como também nos cursos noturnos. Por essa área transitam por dia uma quantidade substancial de alunos a pé.

Nos mesmos moldes propostos, existem duas aberturas no campus: portões de acesso da Escola de Enfermagem (EERP) e da Faculdade de Medicina (FMRP) para o Hospital das Clínicas. Além disso, não é novo que existam aberturas na área perimetral dos campi: no Butantã há os acessos (1) Estrada do Mercadinho, São Remo, Vila Indiana e FEPASA; (2) Hospital Universitário e (3) IPT.

Ante o exposto, peço parecer da Comissão de Espaço Físico e da Comissão de Prevenção e Proteção do Campus, ou encaminhamento que V. Sª julgar necessário para analisar a viabilidade da proposta principal. Proponho alternativamente a apreciação de duas políticas de segurança para a região:

1– Estender o trajeto do Circular da USP para cobrir a Av. Tenente Catão Roxo e a Av. Luigi Rosiello em horários de pico;
2– Solicitar à Polícia Militar e à Guarda Universitária intensificação das rondas em horários de pico para a área que abrange desde o Restaurante Universitário até a Av. Luigi Rosiello.
Endossam a presente demanda os estudantes.

Endossam a presente demanda os abaixo assinados.

Atenciosamente,

Matheus Alves Albino
Representante Discente do Conselho Gestor do Campus de Ribeirão Preto
  1. Actualização #2 PEDIDO ENCAMINHADO

    Criado em segunda-feira, 22 de agosto de 2016

    O pedido foi encaminhado para a Comissão de Prevenção e Proteção do Campus de Ribeirão Preto para análise e manifestação.

  2. Actualização #1 PEDIDO PROTOCOLADO

    Criado em quinta-feira, 2 de junho de 2016

    O pedido foi protocolado na Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto e endereçado para a Presidente do Conselho Gestor do Campus de Ribeirão Preto, Prof.ª Dr.ª Maria Vitória Lopes Badra Bentley contendo 2 anexos e 620 assinaturas.





Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 15 maio 2016
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
689 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar