Solicitação de adequações e melhorias no relatório do Ensino Fundamental
Para: Exmo. Sr. Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso
Nós, professores e professoras do Ensino Básico da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso, abaixo assinados, vimos através deste, solicitar de vossa senhoria e equipe adequações e melhorias no relatório do Ensino Fundamental, agora denominado “Avaliação por Objetivos de Aprendizagem para o Ciclo de Formação Humana”. Essa forma de avaliação demanda muito tempo e nós dispomos de apenas dez horas-atividades para a formação contínua, apoio pedagógico, planejamentos das aulas, elaboração das atividades, diários eletrônicos, reuniões pedagógicas, reuniões com os pais e/ou responsáveis, conselhos de classe, entregas de notas e/ou relatórios, entre outros.
Da forma como a referida Avaliação foi elaborada para ser preenchida bimestralmente fica humanamente impossível de ser realizada, uma vez que são muitos os objetivos a serem avaliados por cada disciplina. Tomemos como exemplo a disciplina Artes, no 8º ano, que traz 24 objetivos parametrizados e que o(a) professor(a) tem apenas uma aula semanal em cada turma. Para esse(a) professor(a) completar as vinte horas-aulas deverá assumir vinte turmas e, consequentemente, vinte diários.
Outro ponto a ser destacado também, são as dificuldades enfrentadas nos munícipios do interior relativas à baixa-qualidade dos serviços de internet, que, na maioria das vezes, são lentos e perdem a conexão com frequência. Todas as vezes que isso ocorre o preenchimento fica prejudicado, tendo que ser reiniciado desde o primeiro aluno da turma.
Logo, o preenchimento desses diários tornou-se um trabalho longo, desgastante e monótono e as horas-atividades destinadas aos diários eletrônicos insuficientes para a sua realização. No final deste bimestre tivemos que trabalhar horas e mais horas seguidas incluindo finais de semanas, feriados, além de ficarmos até altas horas para darmos conta dessa árdua atividade. Todo esse tempo gasto foi suprimido de nossos momentos para leituras e preparação de aulas, além dos direitos fundamentais de descanso, lazer e convívio familiar. Os objetivos do ano posterior (OAPs) e os objetivos não trabalhados (ONTs), que devem ser marcados aluno por aluno, tomam muito tempo, e, a nosso ver, são desnecessários.
Seguem algumas sugestões de melhorias dessas avaliações:
• Ao iniciar a avaliação da turma, o(a) professor(a) selecionará os objetivos trabalhados e estes, apenas estes, deverão aparecer para serem marcados para cada aluno. Os demais deverão desaparecer da tela, evitando trabalho repetitivo e inútil.
• Quando o(a) professor(a) assinalar a opção abaixo do básico (AB), as justificativas deverão aparecer apenas ao final da avaliação. É desnecessário justificar objetivo por objetivo.
Mato Grosso, maio de 2016.