Abaixo-assinado Pelo Fim das Carroças, da exploração e maus tratos de cavalos em Votuporanga, SP.

Para: Ao Exmo Sr. Prefeito João Dado e Vereadores Eleitos de Votuporanga-SP

Ao Exmo Sr. Prefeito João Dado e Vereadores, solicitamos que cumpram a lei proibindo os maus tratos cometidos na exploração animais no uso de carroças em sua tração, que proíba a circulação dos mesmos no perímetro urbano. Tendo em vista que a lei vigente de Proteção aos Animais, que combate maus tratos, não é respeitada quando não oferece os devidos cuidados para com esses animais, tais como tempo de esforço, horários para alimentação, tratamento veterinário periódico, horários e locais adequados para intervalos de descanso e carga máxima permitida para que não haja esforço excessivo e aposentadoria por idade.

É visível a exploração de cavalos em nossa cidade, Votuporanga, SP, principalmente colocando sua saúde em maior risco e desgaste, principalmente nos dias de muito calor. Assistimos constantemente cenas inadequadas de animais em esforço demasiado, como atualmente em fotos pela internet que o charreteiro percorre as ruas da cidade. Normalmente os vemos desnutridos, sedentos, expostos ao sol escaldante, com excesso de peso, exaustos e doentes. Devemos acabar com o paradigma de que carroças de cavalos é uma questão cultural. O mundo muda e as culturas também mudam. O mundo já aceitou seres humanos como escravos, o que hoje é visto com repúdio. Portanto é lamentável que continuemos fingindo que nada está errado e justificarmos nisso como "tradicional".

Isso não é tradicional, Isso é vergonhoso!

Nós, votuporanguenses, nos envergonhamos desta cena deplorável de retrocesso referente a proteção e o cuidado com os demais seres.

Tanta crueldade não pode ser considerada saudável. Nenhum ser vivo merece ser explorado, muito menos exposto a chuva, sol, ao frio, sede, fome e entregues aos parasitas. Chega desta desculpa cansativa e esfarrapada de que o ser humano precisa explorar para sobreviver. Nem invalidez justificaria termos o direito de maltratar tais indefesos animais, os explorando até a exaustão ou a morte.

Nossa belíssima cidade, conhecida por sua história e belas festas, não pode ficar difamada pela vergonha deste triste cartão postal, de abuso e clara demonstração de atraso!

Diga NÃO às carroças, à exploração e maus tratos aos cavalos em Votuporanga, SP.
Chega de retrocesso!

Por favor, assinem esta petição e divulgue-a.

Chandelly Protetor
Vereador