Reivindicação pela realização do vestibular 2016/2 para o curso de Medicina da PUC-GO
Para: Exmo. Reitor da PUC-GO
REPÚDIO AO COMUNICADO DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR PUC GOIÁS EM 09 DE JUNHO DE 2016
Cancelamento do vestibular de Medicina da PUC GOIÁS
NOTA DE ESCLARECIMENTO
MANIFESTAMOS REPÚDIO e PESAR da decisão tomada, exclusivamente pela ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, de CANCELAR o VESTIBULAR do Curso de MEDICINA da PUC GOIÁS e de RESPONDER de forma DESRESPEITOSA à COMUNIDADE ACADÊMICA (GESTÃO, PROFESSORES, ACADÊMICOS E RESPONSÁVEIS FINANCEIROS). ESCLARECEMOS:
Considerando que HÁ FRAGILIDADE no discurso apresentado para justificar o cancelamento do VESTIBULAR do Curso de Medicina, referindo como motivação os processos fraudulentos identificados apenas no Curso de Medicina, sendo que comprovadamente o processo seletivo é GERAL:
“[...] algumas pessoas resolvem encurtar o caminho do sucesso da aprovação, praticando condutas não só imorais, mas também criminosas, destinadas a burlar a seriedade do concurso público, por exemplo. [...] Quando isso acontece, via de regra, TODO O CONCURSO É ANULADO. [...] Enfim, o prejuízo é grande, colocando em dúvida, o que é pior, a credibilidade e a confiança que devemos ter [...], razão pela qual o mencionado tipo penal encontra-se inserido no Título X do Código Penal, que prevê os crimes contra a fé pública”. (Rogério Greco, Procurador de Justiça, Mestre e Doutor em Direito).
O Corpo discente do curso de Medicina já se posicionou em CARTA ABERTA À REITORIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, em 08 de junho de 2016, manifestando:
- repúdio aos atos praticados por essas organizações criminosas que burlaram vestibulares de diversas Instituições de Ensino Superior no país, trazendo a público o fato de que também foi vitimada por tais quadrilhas, que prejudicam os alunos, as Instituições de Ensino Superior e a própria sociedade; e
- solidariamente deixou-se ABERTO AO DIÁLOGO e APOIO INTEGRAL À ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, quanto à busca de ALTERNATIVAS que ASSEGUREM a TRANSPARÊNCIA DO PROCESSO SELETIVO GERAL DA INSTITUIÇÃO. A FIM DE ASSEGURAR TAMBÉM QUE O VESTIBULAR DO CURSO DE MEDICINA NÃO SEJA EXCLUSIVAMENTE SUSPENSO, EM VISTA DE QUE A INSTITUIÇÃO ADOTA PROCESSO SELETIVO GERAL.
COMO RESPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, FOMOS JULGADOS E CONSIDERADOS:
“Covardes é esconder se atrás da indiferença, da relativização ou da naturalização do crime”.
ESCLARECEMOS:
O CENTRO ACADÊMICO NÃO É CONIVENTE COM AS FRAUDES OCORRIDAS E TAMPOUCO COM OS INFRATORES E APOIAMOS AS INVESTIGAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA POLÍCIA FEDERAL.