Exigência de inérprete de LIBRAS para as alunas surdas da Faetec - Ete JLN nas aulas do curso de Administração
Para: Ministério Público Federal , Presidência da Faetec Sr.Tande Vieira , vice -presidencia educacional Sr.Ubairajara Cabral
Nós , responsápaveis das alunas Surdas do Curso Técnico em Administração da Escola Técnica João Luiz do Nascimento que está vinculada á Faetec , viemos por meio desse abaixo - assinado exigir que seja dado o direito ás nossas filhas de aprender , entender todos contéudos ministrados na aula e participar igualmente das atividades em sala , na própria lingua delas : a LIBRAS .
O ano letivo inciou na rede com uma série de problemas ., bem agravantes para todos os funcionários ,alunos e professores Porém diferente dos outros alunos , nossas filhas estão " perdendo " conhecimento por essa rede não disoponibilizar o apoio desse profissional .
Viemos ressaltar também, que isso está bem claro no decreto 5626\05 que enfatiza no seu Cap . Vi que " As instituições de ensino devem proporcionar os serviços de tradutor e intéprete de LIBRAS - Lingua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educacional das nossas filhas surdas , como está expresso na Lei 10.436\02 e no Decreto 5626\06 , quando não disponibiliza a elas o serviço desse profissional e toda a sua acessibilidade ( conteúdos , disscussões , debates , apresentação de trabalhos )
Esse profissional é de extrema importância e urgência para elas , visto que realiza mediacão em sala de aula para possibilizar uma comunicação favorável entre os professores , colegas de classe e demais profissionais da escola .
Esse problema está a cada dia se agravando pois já estamos em junho , e nada aconteceu ...
Não queremos que nossas filhas fiquem com " sequelas educacionais " serissimas , como já vem acontecendo ( desmotivação , baixo rendimento , incompreensçao oral...) , devido ao desrespeito da Faetec com todos os alunos surdos . Quem vai reparar isso ?
Queremos sim , que sejam tomadas providências pois acreditamos ser essa uma instituição boa e de qualidade no ensino profissional do estado do RJ .
Na certeza de que teremos nosso abaixo - assinado atendido