Psicólogas alertam para práticas típicas de assédio moral na construção do golpe

Para: Aos Senadores da República

ALERTA: O GOLPE DE ESTADO VAI DESMONTAR DIREITOS E ATACAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ENVOLVEM, INCLUSIVE, A PSICOLOGIA

PSICOLOGIA EM LUTA POR DEMOCRACIA E IGUALDADE

Nós, profissionais de Psicologia de diferentes correntes teóricas, áreas de atuação e diferentes regiões do Brasil, vimos a púbico manifestar nossa indignação com a situação vivida no Brasil em torno ao falso impeachment de Dilma Roussef.

Está claro em todas as falas de senadores e deputados que não existe um processo de julgamento de possíveis crimes da Presidente. Os senadores sequer param no plenário para escutar as argumentações.

Está claro, isso nos indigna, que se trata de um golpe de estado disfarçado. Os partidos decidiram impor um programa de governo não autorizado pelas urnas e, para isso, não hesitam em deslavadamente retirar da presidência uma mandatária eleita.

Nos indigna o nível de manipulação da informação por parte dos grandes meios de comunicação, omitindo informações relevantes sobre o tema, dando destaque para assuntos irrelevantes, quando não chegando a inventar factoides que garantam uma visão mal formada desta situação.

Percebemos que enormes contingentes da população brasileira sofrem um tipo de assédio moral que, ainda que instrumentalizado por alguns cidadãos, é fortemente oriundo do modo opressivo como as informações são manipuladas e repetidas até que ganhem características de veracidade.

Nos indignam ainda mais as consequências do golpe: nosso patrimônio está vendido, nossas riquezas naturais estão sendo entregues, o apoio à inserção social dos menos favorecidos está sendo desmantelado, as universidades públicas ameaçadas...

Por isso, vimos a público fazer esse alerta à sociedade e uma solicitação muito clara aos senadores da república: é preciso estancar esse processo iníquo e ilegal de golpe de estado. Ao governo espúrio, traidor e espoliador deixamos o nosso alerta, aproveitando as palavras de Chico Buarque: “você vai pagar e é dobrado” cada ato de ataque à democracia brasileira.