Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Apoie a Escola Waldorf de Ubatuba!

Para: Exmo. Sr. Prefeito da Estância Balneária de Ubatuba, SP

A intenção da Escola Waldorf Jardim Primavera é difundir para toda comunidade um método pedagógico diferenciado e reconhecido pela UNESCO como um dos poucos capazes de responder aos desafios educacionais da atualidade.

Idealizada pelo filósofo Rudolf Steiner, em 1919, a pedagogia Waldorf tem o objetivo de formar seres
humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas. É uma pedagogia que prepara o indivíduo para os ciclos da vida, com espaço e tempo para o desenvolvimento de uma infância saudável, em contato direto com a natureza. Além das disciplinas convencionais, do currículo fazem parte ainda aulas de alemão, de trabalhos manuais, música, ciências da terra e artes.

Desde sua fundação, o desejo da nossa Escola é acolher a comunidade. O corpo pedagógico, com o apoio das famílias, desenvolve projetos que procuram aproximar as realidades vividas entre os muros de nossa escola e a vizinhança.

O projeto “Colcha de Retalhos”, por exemplo, realiza encontros semanais com as senhoras que vivem no entorno da escola para trocar experiências e aprender a costurar. Já o “Teatro no Portão” traz apresentações semestrais de teatro de fantoches no portão da escola. As histórias falam sobre lendas regionais e promovem a cultura local e a interação social. Há ainda bazares beneficentes, grupo de estudos Antroposoficos (filosofia que fundamenta a pedagogia Waldorf) aberto ao público e palestras com profissionais de saúde.

A Escola Waldorf Jardim Primavera é uma inciativa de uma associação de pais sem fins lucrativos.
Atualmente oferece educação infantil e ensino fundamental até o terceiro ano. Ela é mantida com
recursos financeiros das 47 famílias que fazem parte da comunidade escolar e se revezam nos cuidados com a escola, participando ativamente dos projetos da instituição. Uma porcentagem das vagas, hoje, é destinada a bolsas de estudos concedidas às famílias de baixa renda.
Atualmente, o imóvel onde está instalada a nossa Escola é alugado e o espaço tornou-se limitado para nosso desenvolvimento, uma vez que queremos dar continuidade ao Ensino Fundamental para
oferecermos formação até o décimo segundo ano, além de difundir a pedagogia, tornando-a acessível para a comunidade.

Desejamos assim, ocupar uma área pública, por entender ser este o caminho que irá fortalecer a Escola e ampliar sua atuação facilitando cada vez mais o acesso para a comunidade.

Com uma sede própria, a Escola fortalecerá seus projetos sociais com a criação de cursos e grupos de estudos voltados à educação, saúde e sociedade. Também poderá abrir novas vagas para alunos bolsistas, bem como se tornar um local de desenvolvimento social e estudos sociais – o que deve beneficiar a municipalidade.

Porém, há pouco tempo para transformar este sonho em realidade. Temos até o final de setembro de 2016 para conseguir o máximo de assinaturas possível para reforçar nosso pedido junto à Prefeitura de Ubatuba.

Ajude-nos a alcançar esses objetivos e levar a pedagogia Waldorf para mais pessoas da nossa cidade! É simples: basta assinar e compartilhar essa petição on line com amigos e familiares e fazer parte da história da nossa escola!




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 13 setembro 2016
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
719 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar