MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE
Ao trabalhador dos Correios-RJ, Heitor Fernandes e a todas e todos os perseguidos por motivação política nos Correios
Ao Diretor Regional - DR/RJ
Ao Vice Presidente de Gestão de Pessoas - VIGEP
Os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios estão realizando suas atividades profissionais sob péssimas condições de trabalho e sem condições humanas de seguir prestando um serviço de qualidade à população brasileira. É crescente a brutal sobrecarga de trabalho, causando sérios danos à saúde física e mental, além da falta de segurança que sempre resultam em acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e em condutas de assédio moral praticadas pelos gestores em nível nacional.
A atuação dos representantes sindicais e membros da CIPA tem sido fundamental na identificação, na ampla denúncia e na cobrança de soluções destes e de outros problemas. Infelizmente, como respostas não são encontradas as soluções cobradas. Ao contrário, na maioria das vezes, as respostas dos gestores tem sido o descaso, a arrogância, a truculência e ações de criminalização das atividades sindicais e das CIPAS, com aplicação crescente de Processos Administrativos Disciplinares e punições.
É neste sentido que manifestamos nosso apoio ao companheiro Heitor Fernandes, Representante Sindical do setor e Secretário da CIPA do Complexo Operacional dos Correios de Benfica-RJ, acusado injustamente em 03 (três) processos administrativos motivados pela Gerencia de Segurança Empresarial da ECT (GSEMP-RJ).
O primeiro processo administrativo foi motivado pelos questionamentos e denúncias das irregularidades na implantação de medidas de segurança e controle de acessos pela GSEMP-RJ: colocação de um vigilante portando arma de fogo dentro do salão operacional, vigiando os trabalhadores no setor de indução de encomendas; revistas vexatórias em ambiente aberto com exposição para a rua; e utilização irregular de detectores manuais de metais em desacordo com o próprio Manual de Segurança Empresarial da ECT (MANSEG).
O segundo processo administrativo foi motivado pelos questionamentos e denúncias das irregularidades na retenção e guarda de grande quantidade de emulsão explosiva – de envio e de transporte proibidos pelos Correios – com graves riscos letais aos trabalhadores e a vizinhança do Centro Operacional. A CIPA cumpriu com seu dever e pediu apuração de responsabilidades diante do fato gravíssimo. No parecer conclusivo da apuração deste processo administrativo (com diversos vícios processuais) é recomendada a DISPENSA POR JUSTA CAUSA, quando na verdade temos conhecimento que ambos os processos tratam-se de instrumentos de perseguição política.
O terceiro processo administrativo, consecutivo, no espaço de quatro meses, foi novamente motivado pela Gerencia de Segurança Empresarial da ECT, desta vez pelo simples fato de ter ido ao banheiro do primeiro entrepiso (1EP), localizado acima da portaria do CTC-Cidade Nova, onde dezenas de outros trabalhadores também foram. O fato ocorreu na noite do dia 06/09/2016, no início de uma Assembleia Geral convocada pelo SINTECT-RJ e realizada em frente ao CTC-Cidade Nova, no decorrer da Campanha Salarial onde o acusado participou na condição de membro do Comando Nacional de Negociações da FENTECT. Acreditem se quiserem, mas no relatório no Termo de Ocorrência elaborado pelo subgerente da GSEMP-RJ, com uma infinidade de ilações, está registrado de forma leviana que o acusado "entrou em local de acesso restrito e controlado sem autorização".
Neste sentido, apresentamos esta Moção de Apoio e Solidariedade na forma de abaixo-assinado, solicitando o cancelamento de todos os processos administrativos e o fim dessa escalada de assédio moral na EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS, que também tem vitimado milhares de outros trabalhadores e trabalhadoras em todas as diretorias regionais com transferências arbitrárias, advertências verbais e escritas, suspensões e demissões por “justa causa”.
PEDIMOS JUSTIÇA!
- Ao Sr. Cleber Isaias Machado - Diretor Regional da ECT- RJ:
[email protected]
- Ao Sr. Heli Siqueira de Azevedo – Vice Presidente de Gestão de Pessoas:
[email protected]