Sistema Municipal de Cultura de Curitiba Já!
Para: Câmara de Vereado0res de Curitiba
Cultura é uma engrenagem de desenvolvimento e como tal, está diretamente ligada às questões sociais, de educação, da segurança, da saúde, da economia, do bem-estar e acima de tudo, da identidade dos cidadãos. Portanto, um elemento chave no desenvolvimento pleno da nossa Curitiba e que não pode de forma alguma ser descartado. Assim, passam a ser extremamente necessárias políticas públicas que fortaleçam e desenvolvam a cultura de nossa cidade.
A lei atual que trata das políticas culturais em Curitiba é de 1975. Um mundo dinâmico exige uma cidade e políticas públicas também dinâmicas e inteligentes. Por isso, como resultado da Convenção da Diversidade feita pela Unesco, desde 2009 as várias linguagens artístico-culturais de Curitiba começaram a se organizar para pensar a Cultura de nossa cidade para o futuro. Um pensamento que prioriza a sustentabilidade em todas as suas dimensões.
Os fazedores de Cultura, os empreendedores criativos e culturais, os produtores e gestores, os artistas e milhares de cidadãos que entendem a importância da Cultura para nossa cidade, desenvolveram conferências, estudos, levantamentos, diagnósticos e propostas que culminaram no Sistema Municipal de Cultura. Ele é um mecanismo, um grande planejamento que faz parte do Plano Diretor, e que pode colocar a Cultura de nossa cidade no século XXI.
O sistema engloba todas as políticas públicas inovadoras que representarão um avanço cultural para Curitiba. Recentemente, todo o processo e a proposta foram apresentados na Agenda 21, sendo escolhido como um dos 5 melhores projetos na área no mundo. Isto quer dizer que tudo o que já foi escrito é de grande qualidade e efetivamente pode representar transformação positiva para a cidade.
Neste momento, a proposta está sendo encaminhada para a aprovação na Câmara Municipal. Mas temos um problema: o prazo. Como cidadãos, sabemos dos trâmites que as propostas e projetos de lei costumam ter, especialmente em ano eleitoral. É fundamental que todo o trabalho desenvolvido não seja perdido, e portanto, a necessidade urgente de aprovação ainda neste ano. Não se trata de um projeto de um partido ou de uma gestão. É uma proposta da sociedade, que terá como principal beneficiada a própria sociedade.
Nós, que desenvolvemos em conjunto esta proposta, queremos que os Vereadores se sensibilizem com as necessidades da Cultura, compreendendo seu importante papel em nossa sociedade.
Queremos uma Curitiba mais inovadora, criativa, digna, igualitária e acessível por meio da Cultura. #sistemamunicipaldeculturaja