Ato de resistência contra a Prefeitura de Sorocaba em prol ao Movimento Negro e o Hip Hop que foram cancelados no mês de Novembro/2016.
Para: Prefeitura de Sorocaba/Conegro 2016
Por que lutamos pelo mantenimento das comemorações da Consciência Negra em Sorocaba?
20 de novembro, dia dedicado à memória de Zumbi dos Palmares, data de sua morte em 1695. Dedicou sua vida lutando contra a escravatura e pela liberdade de seu povo no Brasil Colonial. Líder do Quilombo dos Palmares, local onde tinha como função lutar e resistir contra as praticas escravistas e manter elementos da cultura africana no Brasil.
20 de novembro a partir de 2011, através da lei 12.519/2011, tornou-se uma data para que nós comunidade negra possamos criar mecanismos e atividades que propiciem a reflexão da inserção de negras e negros na sociedade brasileira, algo que ainda nos é negado. Um dia para que possamos fazer um chamamento geral sobre praticas racistas ainda realizadas no país constantemente.
Entretanto esta data na cidade de Sorocaba encontra-se comprometida pelos desmonstes governamentais, assim como em outras instancias também, porem esta data apresenta-se como uma possibilidade de afirmação e reparação a uma classe social desfavorecida e atacada violentamente historicamente. Assim sendo nos posicionamos contra essa atitude nefasta da Prefeitura da cidade de Sorocaba que pretende de forma arbitraria cancelar todas as atividades ligadas as atividades da Consciência Negra em Sorocaba, tais como: Semana do Hip Hop, Feira Crespa e Semana da Consciência Negra. Atividades que envolviam artistas e empreendedores negros da cidade de Sorocaba em protagonismo desenvolvendo atividades de conscientização e permanência da cultura afro brasileira.
Atenciosamente.