“Há momentos em que calar o que pensamos significa consentir”
Para: Comunidade Universitária da UFPE
“Há momentos em que calar o que pensamos significa consentir”
Diante da atual crise por que passa a educação brasileira, e do momento político que a UFPE atravessa, com ocupações de prédios e instalações por estudantes, e a aprovação de greve por parte dos professores, nós, abaixo-assinados, docentes da Universidade Federal de Pernambuco, reconhecemos que, embora a sociedade brasileira se encontre dividida, é preciso perseverar em um esforço contínuo na busca de um espaço crítico de discussões que possa fortalecer a Universidade e a coexistência da diversidade de opiniões, requisito essencial para a preservação e o avanço da democracia. Desse modo, vimos a público manifestar de maneira clara nossa posição:
1. em defesa de uma Universidade moderna, caracterizada pelo equilíbrio entres suas ações no ensino superior e na formação de recursos humanos qualificados, na pesquisa como instrumento fundamental para o avanço do conhecimento, e na extensão para o avanço da cidadania e o progresso da sociedade;
2. em defesa da Universidade pública e gratuita, por considerá-la uma instância essencial para o desenvolvimento do pais de forma inclusiva e o fortalecimento de sua democracia;
3. em defesa intransigente da liberdade acadêmica e contra qualquer tentativa de cerceamento do mais amplo e livre debate de ideias, característica vital de uma Universidade moderna, democrática e socialmente relevante;
4. de profunda preocupação em relação às recentes medidas já tomadas e outras tantas anunciadas pelo atual governo federal, como a atual PEC 241/55, que venham a implicar em uma redução de recursos para o financiamento das Universidades Federais, com consequentes riscos concretos à sua manutenção e à ampliação de sua abrangência e melhoria de sua qualidade;
5. de entendimento de que a atual mobilização dos estudantes em defesa da Universidade pública é uma manifestação democrática legítima, e apoiar a ocupação pacífica pelo segmento estudantil dos ambientes universitários, uma vez assegurado a toda a comunidade universitária o livre direito de ir e vir, e a mais completa e irrepreensível preservação do patrimônio público correspondente;
6. de confiança em que as atuais autoridades em cargos da administração central e dos diferentes centros acadêmicos saberão usar do equilíbrio para, assegurados acima de tudo o respeito e a integridade física de alunos, servidores e docentes ora mobilizados em atividade de protesto, garantir um espaço democrático para a livre discussão de ideias;
7. de apoio explícito aos estudantes e demais segmentos da comunidade universitária ora mobilizados para, neste atual momento de crise da sociedade brasileira, nos colocar à disposição para participar de palestras, debates, e outras atividades acadêmicas especificamente dirigidas para o aprofundamento e enriquecimento das discussões sobre o papel das universidades públicas no avanço e consolidação da democracia em nosso País;
A democracia é o bem maior que ora se encontra sob ameaça no Brasil. O papel da Universidade brasileira é contribuir para a análise crítica da situação e das implicações daí decorrentes sobre a educação, e a ciência e tecnologia nacionais. Conclamamos os colegas à reflexão de que precisamos manter sadio o ambiente universitário, para com calma e serenidade, podermos discutir como avançar no entendimento do dilema em que se encontra envolvido o País, buscando colaborar para o fortalecimento e o avanço de nossa democracia.