MUDANÇAS NAS LEIS QUE REGULAMENTAM A SEGURANÇA PRIVADA NO BRASIL E PROPOSTA PARA SUGERIR NO ACORDO COLETIVO DO SINDICATO DOS VIGILANTES NO RJ EM MARÇO DE 2017.( A VOZ DO VIGILANTE NA ATIVA)
Para: A TODOS OS SINDICATOS DE VIGILANTES NO BRASIL, E EM ESPECIAL AO SINDICATO DOS VIGILANTES DO RIO DE JANEIRO E TODOS OS VIGILANTES DO TERRITÓRIO NACIONAL, MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, PARLAMENTARES E POLÍCIA FEDERAL.
SEGUNDO ESTUDOS QUE FIZEMOS NOS GRUPOS DO WHATSAPP EM 5 MESES AS MUDANÇAS PARA 2017 NA ÁREA DA SEGURANÇA PRIVADA SÃO ESSAS:
- AUMENTO SALARIAL DE R$ 1.295,63 PARA R$ 1.515,88, PERICULOSIDADE R$ 454,76. TOTAL DE R$ 1.970,64. E CASO MUDE PARA ENSINO MÉDIO PISO DE R$ 1.680,00;
- AUMENTO DO VALE ALIMENTAÇÃO DE R$ 18,70 PARA R$ 25,00 DEVIDO LANCHE E ALMOÇO E SEM;DESCONTAR OS 20%;
*Deveria ser padrão em todo o Brasil:
1- PPR PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS DA EMPRESA, POIS ATRAVÉS DA BOA POSTURA E ABORDAGENS MANTEMOS O PADRÃO DO SERVIÇO, INIBINDO AÇÕES NEGATIVAS AO PATRIMÔNIO, FUNCIONÁRIOS E CLIENTES, AGIMOS NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE SAÍDA E ENTRADA, CONTRIBUINDO COM A IMAGEM E CRESCIMENTO DA EMPRESA;
2- AUMENTO DO EFETIVO FEMININO EM SHOPPING, CASA DE SHOW, BANCOS, AEROPORTO;
3- ESCOLARIDADE DE ENSINO MÉDIO. PRECISAMOS VALORIZAR A CLASSE, POIS RARAMENTE UM CANDIDATO DE ENSINO FUNDAMENTAL É CONTRATADO DEVIDO A COMPETIÇÃO COM PESSOAS DE ENSINO MÉDIO E SUPERIOR, MESMO COM EXPERIÊNCIA OS GUERREIROS ESTÃO ENCONTRANDO MAIS DIFICULDADES, O PESSOAL PRECISA SE CONSCIENTIZAR E FAZER SUPLETIVOS. OS EMPRESÁRIOS ESTÃO SE APROVEITANDO DA EXIGÊNCIA APENAS DA QUARTA SÉRIE PARA DESVALORIZAR NOSSOS SALÁRIOS E BENEFÍCIOS, MAS OS MESMOS ESTÃO TENDO MÃO DE OBRA BARATA PARA SEUS SERVIÇOS DE EXCELÊNCIA. COLOCAMOS NOSSAS VIDAS EM RISCOS E ZELAMOS POR NOSSO SERVIÇO, TEMOS QUE MELHORAR NOSSO PISO SALARIAL;
4- 15% GRATIFICAÇÃO PARA VIGILANTES BANCÁRIOS E ESCOLTA, E TRANSPORTES DE VALORES;
5- CRIAÇÃO DE UM ÓRGÃO FISCALIZADOR DAS EMPRESAS E EVENTOS. POIS RARAMENTE NUM SERVIÇO EXTRA O VIGILANTE RECEBE O VALOR DA DIÁRIA COMPLETA, E MUITAS EMPRESAS PEDEM VIGILANTES E COM GRANDES EVENTOS PARA PAGAR COMO CONTROLADOR DE ACESSO;
6- ESCOLHER QUAIS PESSOAS RECEBERIAM O BENEFÍCIO DO SEGURO DE VIDA "DIVIDIR VALORES" (ESPOSA, MÃE, PAI, FILHO);
7- EXTINÇÃO DE VIGILANTES HORISTAS/ALMOCISTA QUE AQUI NO RJ SE EXPÕE A GRANDE RISCO NAS AGÊNCIAS BANCARIAS PARA TRABALHAR 5 HS POR DIA RENDENDO ALMOÇO, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA COM SALÁRIO DE R$ 736,00 + 30% = 220,80 somando R$956,80 E RS 18,00 POR DIA DE ALIMENTAÇÃO;
8-CESTA BÁSICA MENSAL NO VALOR DE R$ 120,00 E CESTA NATALINA DE R$ 200,00, AFIM DE MOTIVAR SEUS COLABORADORES;
9- HORARIO DE JANTA DE 2 HS DEVIDO A LUTA CONTRA O SONO, TENDO EM VISTA QUE AFETA MUITO A QUALIDADE DE VIDA DOS COLABORADORES. POIS A CULTURA BRASILEIRA É DORMIR À NOITE, E QUEM É VIGILANTE NOTURNO NUNCA CONSEGUE RECUPERAR A NOITE PERDIDA DE SONO QUE GERA EXAUSTÃO;
10- USO DE ARMAMENTO NÃO LETAL PARA POSTOS DESARMADOS, PARA LEGÍTIMA DEFESA DO AGENTE DE SEGURANÇA EM SERVIÇO, E TAMBÉM PARA AUMENTAR A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA DO LOCAL, POIS, MUITAS DAS VEZES AS PESSOAS NOTAM QUE O VIGILANTE ESTÁ DESARMADO;
11- NO PERÍODO DE RECICLAGEM RECEBER FOLGA OU HORA EXTRA;
12- PLANO DE SAÚDE DEVIDO AO DESGASTE FÍSICO, TENSÃO PSICOLÓGICO E TENDÊNCIAS DE VARIZES, TENDINITE. A POSTURA É RÍGIDA E A MAIOR PARTE DO" SERVIÇO É EM PÉ NO PADRÃO ;
13- TESTE PSICOLÓGICO FEITO NA POLÍCIA FEDERAL;
14- Vale alimentação sem descontos. Apesar de o empresário ter respaldo em lei, mas negociar;
15- COMBATER AS PROFISSÕES DE PORTEIRO, VIGIA, PATRIMONIO, QUE ESTÃO SENDO MASCARADOS OS CONTRATOS. AS EMPRESAS PEDEM VIGILANTES EM DIA E CONTRATAM EM CARTEIRA COM PROFISSÃO DIFERENTE, INFERIORIZANDO O SALÁRIO DO PROFISSIONAL AUTORIZADO PELA POLÍCIA FEDERAL Á ATUAR COMO VIGILANTE PATRIMONIAL;
16- reajuste dos serviços extras e eventos. Nos colocamos em risco num serviço tenso e árduo, mantemos o padrão e não recebemos a diária mínima de 12hs nem valor de alimentação, que muita das vezes é descontado de nosso pagamento. Corremos riscos de sermos alvejados, tomar uma garrafa na cabeça, trabalhamos muita das vezes com pessoas que não possuem a formação de vigilante devido a falta de fiscalização do sindicato, Polícia Federal, ministério público do trabalho as empresas contratam vigilante e com curso de grandes eventos para pagar R$ 80,00 á R$ 100,00 como controlador de acesso. Não recebemos nenhum respaldo em acidentes e casos de morte. Algumas empresas dão calotes, e outras dão um longo prazo para o pagamento. O VALOR DO EXTRA E DE EVENTOS DEVERIA SER DE
(O VALOR DA HORA EXTRA ACRESCENTADO DE 50% + A ALIMENTAÇÃO) ATUALMENTE SERIA R$137,88 + R$ 18,70 DE ALIMENTAÇÃO OU COMIDA DE QUALIDADE.
TEMOS CONSCIÊNCIA QUE O EMPRESÁRIO RECEBE DE 3 A 5 VEZES MAIS DO VALOR QUE É PAGO AO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA, E QUANDO O SERVIÇO É INFORMAL O EMPREGADOR DEIXA DE CONTRIBUIR COM O FISCO NÃO DECLARANDO OS GANHOS, GERANDO PREJUÍZO AO GOVERNO QUE DEIXA DE ARRECADAR IMPOSTOS, INSS DO COLABORADOR E OUTRAS TAXAS.
LUCRA DEIXANDO DE ARCAR COM DSR, FÉRIAS PROPORCIONAIS MAIS UM TERÇO, 13° PROPORCIONAL, FGTS, NÃO PAGA 100% DE HORAS EXTRAS EM FERIADOS QUANDO EVENTO. O EMPRESÁRIO TEM MUITAS REGALIAS, SE SOMARMOS DURANTE 1 ANO OS SERVIÇOS EXTRAS OBSERVAREMOS QUE O LUCRO EM CIMA DE CADA VIGILANTE É GRANDE, POR ISSO NÃO VEJO PORQUE DE NÃO RECEBERMOS O VALOR CORRETO NO TÉRMINO DO SERVIÇO E SER OFERECIDO UM RESPALDO EM CASOS DE HAVER SINISTROS;
17- Aumentar o curso de formação para 3 meses, período este que as escolas deveriam ensinar noções de diversos postos, como shopping, hospital, Banco, aeroporto, como trabalhar em campo aberto entre outros, uso de armamentos não letais, defesa pessoal, ABORDAGENS, mais tiros dentre outras coisas, ao invés de atividades físicas e cantar hino, e militarismo. Deveria ser aproveitado esses tempos perdidos para especializar os alunos no dia a dia do vigilante;
18- reciclagem a cada 3 anos e ser aceito até 6 meses para vencer, o que tem acontecido ultimamente é que as empresas não estão contratando vigilantes com reciclagem a vencer com menos de 1 ano e o valor da reciclagem para quem está desempregado é alto. (portando o curso só está tendo validade de 1 ano);
19- na formação e extensão no mínimo 130 tiros para que o vigilante possa treinar bastante a pontaria evitando imprevistos no emprego da arma e tornando-se um profissional qualificado;
20- O SINDICATO DEVERIA APROVEITAR SEUS ESPAÇOS PARA PROPORCIONAR CURSOS COMO:
-INGLÊS E ESPANHOL ESPECÍFICO PARA VIGILANTES COMO O INGLÊS PARA TAXISTAS (CONTEÚDO DOS CURSOS PRINCIPAIS FALAS DO VIGILANTE, ABORDAGENS, INFORMAÇÕES BÁSICAS DO LOCAL, UM RESUMO DE DIVERSOS POSTOS DE TRABALHO PARA QUE O VIGILANTE POSSA ORIENTAR OU BARRAR O ESTRANGEIRO DEVIDO A NECESSIDADE DE ALGUNS POSTOS) ;
-INFORMÁTICA BÁSICO ;
-DEFESA PESSOAL VOLTADA PARA OS IMPREVISTOS MAIS FREQUENTES EM NOSSA ÁREA;
21- PALESTRAS E EVENTOS MOTIVACIONAIS :
- ABORDAGENS;
- COMO AGIR EM DETERMINADAS SITUAÇÕES;
- NOÇÕES DE DIVERSOS POSTOS "BANCO, SHOPPING, AEROPORTO, HOTEL, CASA DE SHOW, ESTÁDIOS, POSTO COM CAMPO ABERTO" ;
- PRIMEIROS SOCORROS E NOÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO;
- INSTRUÇÕES DE LIDERANÇA, SUPERVISÃO;
- DIREITOS E DEVERES DIFERENCIADOS, TANTO DIREITOS REFERENTES À EMPRESA "DIREITOS TRABLHISTAS DO VIGILANTE" E AO MODO DE EXERCER A PROFISSÃO;
- COMO SE COMPORTAR EM ENTREVISTAS;
22- FORNECER DESCONTOS:
- EM SUPLETIVO;
- FACULDADE DE GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA;
- CURSOS DE INGLÊS/ ESPANHOL;
- BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL;
- FORMAÇÃO DE VIGILANTES E EXTENSÕES;
- CARTEIRA NACIONAL DE HABITAÇÃO;
23- DEVERIA ATUALIZAR O NOME, ENDEREÇO E CONTATO DAS EMPRESAS DE SEGURANÇA PRIVADA E EVENTOS INFORMANDO TAMBÉM O DIA E HORÁRIO DO PREENCHIMENTO DE FICHAS;
24- CRIAR UM CANAL ANÔNIMO PARA DENÚNCIAS DE TRABALHO NO SITE.
ESSAS PROPOSTAS SERÃO SUGERIDAS AO SINDVIG (SINDICATO DOS VIGILANTES DO RIO DE JANEIRO) CASO TENHA MAIS SUGESTÕES INFORME NOS!
É HORA DE NOS UNIRMOS E GANHARMOS VOZ AO SINDICATO.
ESSA É UMA INICIATIVA DO GRUPO DE WHATSAPP: VOZ DO VIGILANTE NA ATIVA!
CRIADO POR CAETANO, COM APOIO DOS ADMINISTRADORES VALADÃO E FLÁVIO.
VAMOS À LUTA POR MELHORIAS GUERREIROS (AS)!
* ATENÇÃO:
No RJ o piso salarial em 2016 é R$ 1.295,63.
Periculosidade R$ 388,68.
Vale alimentação de R$ 18,70.
O sindvig está prometendo para o acordo coletivo de 2017
Cesta básica de 70,00 por assiduidade e plano médico.
Estamos abandonados pelo sindicato.
Em eventos o sindicato estipulou valor de R$ 135,00 já incluindo passagem e alimentação, sendo que a soma de 12hs de serviço com 50% daria R$137,88 e não exigiram alimentação ou valor.
É revoltante pois os empresários ganham muito lucro em cada vigilante. Imagine quantos eventos por ano que eles fazem. Soma tudo.
Desqualificam nossa profissão para obterem mão de obra barata.
Alegam que não geramos lucros, mas sem a presença de vigilantes muitas empresas não ficariam abertas no RJ, até mesmo pela exigência do seguro, mas o Vigilante protege a empresa, funcionários e clientes, evitamos várias ações negativas no dia a dia que muita das vezes não chegam nem ao conhecimento de nossas chefias ou contratantes, nos colocamos em risco por pessoas e empresarios que não nos valorizam, muita das vezes não temos onde guardar alimentos, nem local para fazer a refeição. Nos dão tarefas de portaria, abrir portão, vigilante posto de informações/orientações de clientes, anota placa de veículos colocando a vida do segurança em risco, de modo que facilmente o ladrão o renda no posto de serviço devido a distração imposta pelo cliente.
Poucas empresas estão contratando pessoas com ensino fundamental.
Já estamos competindo com pessoas de ensino superior. MAS
NUNCA ATUALIZAM A LEI, COM ISSO OS EMPRESÁRIOS SELECIONAM OS VIGILANTES COM FORMAÇÃO DE ENSINO MÉDIO E CONTINUAM COM A MÃO DE OBRA BARATA.
os órgãos de fiscalização no Brasil: sindicato, ministério do trabalho deveriam ser mais atuantes, fiscalizando a regularização e cumprimento da lei. Ex:empresas, eventos, casa de show e se estão todos vigilantes em dia com o certificado pela Polícia Federal, se estão recebendo o seu devido valor estipulado pelo Sindicato.
Aqui as empresas te colocam como controlador de acesso,mas te exigindo toda documentação do curso de vigilante em dia e o curso de grandes eventos.
Mão de obra qualificada e barata.
Nosso link é:
https://chat.whatsapp.com/1r1vmglykfLCLsRJKoGPTc
Vamos manter a União.
Dê sua sugestão!
Pessoal comparem os sindicatos de outros Estados e vejam o nosso. Poderíamos melhorar em algumas coisas.
Nem tudo que é enfrentado pode ser modificado, mas como mudar o que nunca tentou?
Observo as pessoas reclamando das condições de vigilantes no RJ, mas também percebo que não passa de pessoas que quando tem oportunidade de tentar mudar, para e ficam assistindo de longe na arquibancada. A triste realidade é que muitos que se tornaram vigilantes recebiam o salário mínimo e alguns não levam a profissão à sério aí se conformam com o piso atual e o que o sindvig negociar tá bom!
Vejo durante 5 meses em grupos de vigilantes no WHATSAPP e Facebook centenas de reclamações, mas temos também uma parcela de culpa porque não somos uma classe unida, o sindicato faz o que quer porque também não cobramos deles, não comparecemos em peso nas reuniões, não " motivamos a ação do SINDVIG ".
A intenção do abaixo assinado é: CONSCIENTIZAR A CLASSE A SER ATUANTE E UNIDA NAS NEGOCIAÇÕES COM O SINDICATO DOS VIGILANTES E O SINDICATO PATRONAL.
Gostaríamos de ver mudança na classe, NÃO PODEMOS NOS DAR por vencidos. Vamos no UNIR em prol dos benefícios e melhorias da classe.
As propostas do abaixo assinado irão para as mãos do SINDVIG, porém imaginamos que se a classe se unir e votar a favor, teremos mais chance de melhorias e teremos mais pessoas presentes nas negociações a favor do máximo de benefícios que possamos adquirir.
Vamos tentar pessoal!
Vigilantes estão sujeitos a qru que lhe custe a própria vida! O risco que corremos é bem maior do que o de outros funcionários, pois primeiro o ladrão visa o segurança.
Merecemos conquistar melhores condições de sustento familiar.
Vários vigilantes trabalham em 2 empregos devido o salário desvalorizado que não podem curtir a família.
É preciso apoio do sindicato pois infelizmente delegaram à eles o direito de negociar os benefícios da classe.
Temos que conscientizar as pessoas a terminarem os estudos em SUPLETIVO,
Quanto ao preparo sugiro ao sindicato a aproveitar o espaço e gerenciar curso específicos para o dia a dia do vigilante, para que possamos nos especializar mais na área inclusive abordagem está relatado, pois deveria ser obrigatório que as escolas de formação focassem mais no dia a dia no posto do que em exercícios fisicos, sermões e militarismo em exposição solar.
O sindvig pra agir precisa de motivação "pressão" nunca nos unimos para dar peso ao aumento de benefícios
Pessoal vamos nos unir e reunir em peso para reivindicar "pressionar o sindicato com sugestões melhores do que o básico dos básicos que eles pedem" nas negociações.
Estamos atrasados. Outros Estados já possuem cesta básica e de R$ 130,00 e a partir de 2017 começaremos a receber no RJ com R$ 75,00
O maior problema da classe dos vigilantes são os próprios vigilantes que reclamam dos sindicatos e dos benefícios defasados e não se movem para unir a classe e motivar "pressionar" o sindicato a agir.
Infelizmente a maioria dos sindicatos solicitam o básico dos básicos no acordo coletivo, por isso é necessário sugerir propostas de melhorias no acordo coletivo com o peso do apoio da classe e comparecer bastante gente nas reuniões decisivas das negociações.
PRECISAMOS DA SUA AJUDA! VAMOS SOMAR AS FORÇAS E PROGREDIR! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
|
Já Assinaram
46
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|