Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

A Zona Oeste Merece Universidade Pública Estadual Consolidada

Para: Poderes Executivo e Legislativo do Estado do Rio de Janeiro

Carta Aberta à população do Rio de Janeiro, particularmente à da Zona Oeste:

Cidadãos e Cidadãs:

A UEZO – Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, instituída em conformidade com o disposto na Lei nº 3.808/2002 e nos Decretos nº 37.100/2005, 38.959/2006 e 39.171/2006 foi constituída pela Lei 5.380/2009, Fundação de direito público vinculada à Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação.

Tem como objetivo institucional: “Ministrar o ensino de educação tecnológica, graduação, mestrado e doutorado; promover pesquisas nas áreas de ciências e tecnologias, atividades estas voltadas para o desenvolvimento econômico, social local, conforme as peculiaridades e vocações das diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro, sempre focadas na inovação tecnológica e no empreendedorismo.”

A ideia é interessante, mas apesar das tentativas de correção dos instrumentos da instituição, não conseguiram conferir à UEZO, os elementos necessários para o cumprimento dos objetivos oriundos da lei. Além do não cumprimento pelo Poder Executivo da dotação orçamentária destinada ao funcionamento pleno desta Fundação, sua lei de criação restringe o seu crescimento, limitando números de docentes, dificultando a prestação de serviços, proibindo a contratação de professores substitutos para cobertura dos licenciados.

A cada ano, a UEZO vem sendo desvalorizada, ocasionando evasão crescente de docentes, prejudicando a conclusão dos cursos de graduação dos alunos.
Desde o início de 2015 até dezembro de 2016, os serviços de limpeza foram pagos com uma “vaquinha” feitas por funcionários. Em 2016 algumas contas não foram honradas e há contratos de serviço sendo encerrados.

O orçamento pré-aprovado pelo Governo Estadual para manutenção da UEZO em 2017, está em 10% do valor inicialmente solicitado, mal dá para a UEZO abrir as portas. Algumas outras informações estão em http://univpublicaestadualzonaoesterj.blogspot.com.br/.

A população da Zona Oeste representa 41% da população do Município do Rio de Janeiro, porém a Instituição de Ensino Superior do local, que deveria estar voltada para proporcionar à sociedade meios para desenvolver o saber humano e atuar como força transformadora é forçada a viver de migalhas. A UEZO PODE FECHAR AS PORTAS PARA SEMPRE!

Porém a comunidade interna da UEZO foi consultada e decidiu lutar para garantir o ensino público superior em Campo Grande trazendo a 13ª Universidade mais qualificada do Brasil, sendo parte do UERJ (Pólo), o que possibilitará maior atendimento à comunidade. Ser parte da UERJ e interagir com demais polos ampliará mais seu projeto de interiorização do ensino, extensão e pesquisa. O plano imediato da UEZO é ABRIR AS PORTAS.

A ALERJ ESTÁ COM A UEZO!!!!! AGORA PRECISAMOS DA POPULAÇÃO DA ZONA OESTE JUNTO NA LUTA DA UEZO, QUE É DA COMUNIDADE. VOCÊ VEM COM A UEZO???
VENHAM LUTAR POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA ZONA OESTE!!!!

Por:
Comitê da Sociedade Civil Organizada ZO (pessoa física e pessoa jurídica)




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
360 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar