Abaixo-assinado pelo respeito à comunidade das Creches e pela construção de diálogo.
Para: Excelentíssimo Senhor Reitor Marco Antônio Zago
São Paulo, 20 de janeiro de 2017
Ao Excelentíssimo Senhor Reitor Marco Antonio Zago,
Nós, pais e mães da comunidade da Creche / Pré-Escola Oeste da USP, repudiamos o modo pelo qual a Reitoria desta Universidade está tratando nossos filhos. No final do ano passado (2016), realizamos normalmente a matrícula na creche em que já estudavam – num espaço e com profissionais conhecidos, com os quais foram criados vínculos, histórias e o compromisso do retorno. É extremamente traumatizante para as crianças serem transferidas de maneira arbitrária e não planejada para um lugar novo, desconhecido, cheio de estranhos e, sobretudo, sem a construção de processos e tempos para lidar com tal mudança. Não deveria ser necessário lembrar que todas as transições de espaço e de relações que estas crianças passam nesta creche são trabalhadas de maneira cuidadosa, preservando sua construção subjetiva. A adaptação, as mudanças anuais de grupo e, principalmente, a despedida da creche são trabalhadas durante um longo período, sendo também parte do processo pedagógico. As crianças estão vinculadas à Creche / Pré-Escola Oeste, inclusive, através de seu espaço físico, dos materiais e brinquedos e das produções feitas pelos funcionários ou pelas próprias crianças que são conservados de um ano a outro. Essa creche, a qual a Reitoria pretende desmontar sem que as crianças tenham oportunidade de se despedir. Além disso, o desmonte da Creche e Pré-Escola Oeste significa um enorme dano ao patrimônio material e imaterial desta Universidade.
Vemo-nos na estranha posição de exigir, de uma instituição de ensino, coerência com seu projeto político-pedagógico. Exigimos respeito às nossas crianças. Exigimos ENFATICAMENTE que elas não sejam violentadas com este processo de transferência compulsória, irresponsável, não transparente, não dialogada e não respeitosa. E clamamos pelo diálogo.