Abaixo-assinado pelo respeito à comunidade das Creches e pela construção de diálogo.
Para: Excelentíssimo Senhor Reitor da USP, Marco Antônio Zago
São Paulo, 20 de janeiro de 2017
Ao Excelentíssimo Senhor Reitor Marco Antonio Zago,
Nós, pais e mães da comunidade da Creche / Pré-Escola Central da USP, sentimo-nos desrespeitados pela maneira como a Reitoria desta universidade está conduzindo o início do ano letivo de nossos filhos e filhas. No final do ano passado (2016) nos foi apresentada a organização dos grupos de crianças e sua distribuição nos módulos. Fomos surpreendidos com a comunicação da nossa Apef – e não da Reitoria – da transferência das crianças e funcionários da Creche / Pré-Escola Oeste para nosso espaço. Não se trata de uma entrada normal de crianças no início de um ano letivo, mas de toda uma comunidade que vem formada. É necessário um planejamento coletivo e dialogado com TODA a nossa comunidade (crianças, pais e funcionários) para passarmos por este processo. Todo remanejamento de grupos e módulos, mesmo internamente à nossa creche, é planejado com antecedência, pois envolve discussões e processos de adaptação específicos. Não nos foi dado tempo para isso. Não foi respeitado o trabalho de dois meses da gestão da nossa creche para a adaptação ao, mais uma vez, reduzido número de crianças e à saída de muitos funcionários na segunda fase do PIDV. É imensurável o impacto dessas mudanças, sobretudo, realizadas de maneira arbitrária e descuidada, para nossos filhos e filhas, os quais estavam preparados para um cenário distinto e agora sequer podem ser informados sobre o que irão encontrar.
Exigimos respeito à nossa comunidade e, principalmente, às nossas crianças, para as quais as conseqüências deste processo para sua educação são bastante substantivas. Reivindicamos diálogo e o tempo necessário para fazê-lo de maneira digna e responsável.