Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Med Barão: pela voz aos alunos e o respeito à história

Para: Centro Universitário Barão de Mauá

Palavra com origem no termo em latim traditio, que significa "entregar" ou "passar adiante". É a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura. Já são mais de 18 anos de tradição da coleira, primeiro e maior símbolo que os alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá criaram para caracterizar o calouro, o novo membro da família. Como uma simples coleira, um símbolo tão impactante está viva até hoje? Porque o sentido é justamente o oposto do que algumas pessoas com má índole criaram. Está viva até hoje porque é de acolhimento, de família e de união o real valor da coleira, e exatamente por isso nunca foi imposta, mas sim oferecida a quem compartilhasse do mesmo sentimento. A grande maioria dos calouros entram na faculdade completamente perdidos, sem nunca terem morado sozinho, sem nunca terem feito uma faculdade, ou seja, sem experiência alguma. O sentido da coleira foi exatamente para esse fim, identificar aos outros alunos da faculdade — que não são poucos, e agora, com turmas de meio do ano, mais ainda — quem são os novatos, para que assim possamos dar dicas e ajudá-los com a parte acadêmica (matérias, ligas, trabalhos, provas), moradia, alimentação, entretenimento e o mais importante, mostrar que eles são parte da família. Mas agora com a destruição de uma cultura com mais de 18 anos, como faremos isso? Como vamos incluir os calouros se quando andarmos pelos corredores da faculdade não sabemos quem são eles? Um sábio chamado Albert Einstein uma vez disse "além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz aquilo que somos." Parece que é isso… Querem acabar com aquilo que somos. Se não bastasse essa completa descaracterização das tradições as quais os alunos que já passaram por essa faculdade lutaram para manter, ainda aumentaram o número de vagas por ano (de 60 para 110). Não há como negar que muitos ficaram animados e empolgados com a ideia da casa cheia, porém falta olhar por outro ângulo toda essa história, principalmente, quem já frequentou UBSs, ambulatório, enfermaria e laboratórios da faculdade. Não há espaço para garantir o aprendizado de excelência; não é compatível número de salas e pacientes para essa quantidade alunos. Com a quantidade que já existe, inúmeras vezes ficamos à mercê da boa vontade dos pacientes para deixarem cerca de 5-7 alunos o examinar. A ideia de mais alunos foi animadora, mas onde está o projeto de melhorias da infraestrutura que vai garantir aos nossos alunos um aprendizado de qualidade nos próximos anos? Somado a isso, o que o coordenador do curso ainda não conseguiu compreender até agora é que para exercer o papel no qual ele foi encarregado, o mesmo precisa de proximidade com os interesses de quem realmente importa, os alunos. Nossa faculdade nunca alavancará, nunca saíra desse ponto que estamos parados enquanto não formos levados a sério, e a única voz que a reitoria ouvir for o boleto da mensalidade de cada um dos 360, e agora ainda mais, alunos do curso de Medicina. É preciso saber liderar. É preciso definir as palavras corretamente. Somos nós os mantenedores dessa faculdade, portanto exigimos que ouçam nossa voz que clama pela manutenção das tradições de quase duas décadas, que não nos deixem novamente no escuro com relação ao futuro de nossa instituição e de nosso ensino, e que, principalmente, coordenação e reitoria se situem dentro das reais funções e necessidades pelas quais NÓS, ALUNOS, os contratamos.
Já Assinaram
184 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 06 março 2017
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico