Criação de Centros de Referência de Diagnóstico e Tratamento de Síndrome Pós Pólio

Para: Ministério Público; Ministério da Saúde; Câmara dos deputados; Srs. Governadores; Srs. Prefeitos.

Criação de Centros de Referência ou ATENDIMENTO nos já existentes (REDE, SARAH, AACD e outros), que preste serviços nos diferentes níveis de complexidade, para todos os que contraíram o vírus da Poliomielite e hoje buscam diagnóstico e tratamento da Síndrome Pós Poliomielite -SPP, próximo ao seu domicílio, inclusive na Zona Rural, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Centros de Referência com equipe e serviços especializados, no acompanhamento e orientação aos pacientes e a seus familiares, a saber :

- neurologistas, fisiatras, fisioterapeutas, geriatras, fonoaudiólogos, pneumologistas, ortopedistas, cardiologistas: assistentes sociais; nutricionistas; psicólogos e outros profissionais de saúde,
- diagnósticos, exames e tratamentos, realizados por equipe multidisciplinar;
- serviços de reabilitação para melhor condição de saúde e qualidade de vida, entre outros, hidroterapia, fisioterapia, psicoterapia, fonoaudiologia, acupuntura.
- atendimento domiciliar multidisciplinar, quando se fizer necessário; tratamento ambulatorial e internação;

Uma análise e diagnóstico responsável, ético e verdadeiro do estado atual de incapacidade de cada paciente, bem como o prognóstico futuro, para efeitos laborais, dos pacientes que apresentam esta condição.

Nós, abaixo assinado, reivindicamos ainda :

- Oferta de órteses, próteses, medicamentos, insumos e fórmulas nutricionais, conforme as normas vigentes do Ministério da Saúde;

- Ações Articuladas promovidas pelo Ministério da Saúde, garantindo à pessoa que teve Póliomielite informações e orientações adequadas, atuando de forma PREVENTIVA em relação à Síndrome Pós Póliomielite;

- Capacitação inicial e continuada para profissionais da saúde em diversas áreas para atendimento das pessoas que tiveram Póliomielite e Síndrome Pós Poliomielite;

-Mapeamento Nacional, através de senso específico para identificar sobreviventes de Poliomielite e pessoas acometidas pela Síndrome Pós Póliomielite-SPP;

-Incentivo financeiro para pesquisas no meio acadêmico que visem o estudo e evolução da Pólio e Sindrome Pós Póliomielite-SPP;

- Incentivo para Residência, nas diversas áreas de atendimento aos Sobreviventes da Póliomielite e Síndrome Pós Poliomielite -SPP;

- Inclusão no Currículo dos cursos de Especialização, em todas as áreas afins, a Síndrome Pós Póliomielite, no capítulo de DOENÇAS NEUROMUSCULARES;

- Auxílio financeiro dos Estados para locomoção e tratamento dos pacientes com Síndrome Pós Poliomielite, que na maioria das vezes, necessitam de transporte especial e com acompanhante.

- Divulgação semestral/anual dos médicos com Capacitação em Síndrome Pós Póliomielite, em todos os Estados do Território Nacional.

- O Pleno respeito às Leis Municipais, Estaduais, Federais e Internacionais de proteção às pessoas com deficiência.

Pacientes acometidos pela poliomielite, após um período de décadas de estabilidade clínica desenvolvem um conjunto de sintomas conhecido como Síndrome Pós Poliomielite- SPP :

fadiga severa, nova fraqueza, dores no músculo e ou articular, cefaléia matinal, disfunção respiratória, disfagia, disfonia ansiedade, depressão, problemas de memória, nova atrofia muscular, insuficiência respiratória, alteração vesical, transtornos do sono, intolerância ao frio, aumento do peso corporal

Ocorre, geralmente após 30 a 50 anos, no mínimo 15 anos.

Esta enfermidade foi incluída no Catálogo Internacional de Doenças em 2010, graças ao trabalho da equipe coordenada pelo Dr. Acary Souza Bulle de Oliveira e pelo Dr. Abraão Quadros, na UNIFESP.

1.303 Pessoas