NÃO AO EMPOBRECIMENTO DA REGIÃO E NÃO AO FECHAMENTO DA FASE B
Para: Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral, Deputados e Senadores do RS
A metade do sul do RS sempre foi esquecida pelos governos Federal e Estadual. Na Fronteira Oeste este quadro é ainda mais grave e há muito tempo o que sustenta esta região é a exploração do carvão mineral para geração de energia elétrica. Grandes empresas instaladas no município de Candiota atuam neste processo, para exemplificar, Eletrobrás CGTEE e CRM. A subestação é operada e manutencionada pela CEEE. Grandes empresas públicas que podem sim, com boa gestão e investimentos, ser eficientes e viáveis, atuando com responsabilidade social e ambiental. Temos, também, grandes transportadoras envolvidas no carregamento de carvão e cinza. Grandes cimenteiras que consomem a cinza proveniente da queima do carvão. Contratos de transporte de funcionários, limpeza e conservação, manutenção, segurança patrimonial, restaurantes que fornecem alimentação aos funcionários de todas estas empresas, dentre outros. Com certeza, muitas famílias e toda uma cadeia de serviços depende do futuro da usina, que fica ameaçado com o fechamento da Fase B ocorrido no dia 28 de fevereiro e irá se agravar com o possível fechamento da Fase A no final deste ano. Cabe destacar que muitos contratos venceram e não foram renovados e outros estão sendo reduzidos desempregando muitos que trabalhavam em terceirizadas. Com certeza, a arrecadação do município também será afetada o que, por consequência, afetará os serviços públicos. Mas este impacto não será sentido somente em Candiota, pois muitos funcionários residem e, portanto, consomem em outras cidades da região, afetando assim não só o comercio local, mas sim o de toda Fronteira Oeste. Há, inclusive, funcionários oriundos de outras regiões do estado que mantém suas famílias com o fruto de seu trabalho e dedicação a esta usina e as muitas empresas envolvidas. Fica evidente que podemos estar próximos de um caos social na região e que só será impedido com a mobilização de todos e, diante disto, assine e compartilhe esta petição e DIGA NÃO AO EMPOBRECIMENTO DA REGIÃO E NÃO AO FECHAMENTO DA FASE B. Esta petição será encaminhada aos Presidentes da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Carvão Mineral, deputado Afonso Hamm e senador Paulo Bauer, aos deputados gaúchos que a compõe, aos senadores do RS e deputados estaduais da metade sul. Esperamos que possam nos apoiar e defender os interesses de toda a região e, se você assinar, mostrará a eles que não estão sozinhos, que podem contar conosco, que estamos mobilizados. Obrigado!