PETIÇÃO PÚBLICA PELA CONCLUSÃO DA RODOVIA ES-357 !

Para: Governador do Estado do Espírito Santo; Deputados Estaduais da Assembleia Legislativa do ES; Diretor Geral do Dep. de Estradas de Rodagem do Espírito Santo - DER/ES

PETIÇÃO PÚBLICA

Itaguaçu, 28 de março de 2017.

Aos Exmo. Srs:

1 - Governador do Estado do Espírito Santo,
2 - Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, e
3 - Diretor Geral do Dep. de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo - DER-ES

Prezados(as) Senhores (as),

Frente aos anúncios veiculados recentemente pelo governo do estado a respeito da retomada de obras de rodovias estaduais, nos quais é divulgado o investimento de R$ 293,4 milhões, pudemos observar no site do DER-ES que não está contemplada a conclusão da rodovia ES-357 ligando Tancredo (São Roque do Canaã) a Itaçu (Itaguaçu).

No diário oficial de 31/01/2013 consta a homologação nº 031/2012 a qual homologa os procedimentos contidos no Processo n.º 59217901, objetivando a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA para prestação de serviços de implantação e pavimentação da Rodovia ES-357, trecho acesso a Tancredo - Itaçu, com extensão de 9,6 km.

Já no diário oficial de 14/11/2014 consta a publicação da IS 011-E (DER/ES) a qual RESCINDE UNILATERALMENTE o Contrato de Empreitada N.º 010/2013, firmado entre esta Autarquia e a empresa Construtora Rodoviária União Ltda, cujo objeto é a contratação de empresa para prestação de serviços de implantação e pavimentação da Rodovia ES-357, trecho acesso a Tancredo - Itaçu, com extensão de 9,6 Km.

Como moradores daquela região, podemos afirmar que tal obra se estendeu por considerável período, entre os anos de 2013/14 sendo interrompida desde então. A despeito de sermos leigos, não chega a ser contrassenso ponderar que a terraplenagem está praticamente concluída, e que cerca de 80% da obra está pronta.

Apesar de ser um trecho aparentemente curto, tal obra é de muita importância para impulsionar o desenvolvimento local, pois se trata de uma região altamente produtiva em café, pecuária, fruticultura e hortaliças em geral, com tráfego intenso de caminhões devido, principalmente, aos numerosos beneficiadores de café e atravessadores de hortifrutigranjeiros que ali transitam.

Além disso, tal rodovia contribuiria para integrar as rodovias ES-164 e ES-080 – dois importantes eixos logísticos do noroeste capixaba. Para isso, o ideal seria que a ES-357 se estendesse pavimentada do município de Itaguaçu, passando pelo distrito de Itaçu, chegando até Boapaba (Colatina), como já consta no mapa do sistema rodoviário do DER-ES, inclusive.

Temos consciência da crise econômica que assola o país e o estado do Espírito Santo, todavia, entendemos que a NÃO conclusão desta obra seria um desperdício de recursos públicos em vão, visto o montante que já foi investido. Por isso, não enxergamos motivos plausíveis para iniciar outras obras pelo estado que ainda nem haviam sido licitadas enquanto esta ainda carece de ser concluída.

Cabe ressaltar que muitos candidatos, das mais diversas esferas políticas, já se promoveram na região com a promessa de construir a tão sonhada rodovia ligando São Roque do Canaã a Itaguaçu, passando pelo distrito de Itaçu. Há mais de 40 anos o povo vem se iludindo com a promessa de construção desta rodovia pelos entes públicos, contribuindo cada vez mais para o aumento do desgaste da imagem dos gestores públicos de uma maneira geral.

Paralelamente, vem se avolumando entre os cidadãos que aqui habitam, um sentimento velado de que há uma certa “predileção” dos gestores públicos para com outras regiões, em especial para aquelas localizadas próximas aos grandes centros urbanos, resultando em frustração e desânimo cada vez maiores, principalmente dos produtores rurais.

Sendo assim, os cidadãos abaixo assinados, em especial aqueles de Itaguaçu, São Roque do Canaã e arredores vem encarecidamente requerer aos nobres deputados estaduais do Espírito Santo, ao Sr. governador do estado e ao Sr. diretor geral do DER-ES:

1) QUE ESCLAREÇAM OS MOTIVOS PELOS QUAIS AS OBRAS DA RODOVIA ES-357 FORAM INTERROMPIDAS;

2) QUE VIABILIZEM A CONCLUSÃO DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA JÁ INICIADA DO TRECHO DE 9,6 KM DA ES-357 COMPREENDIDO ENTRE TANCREDO (SÃO ROQUE DO CANAÃ) E ITAÇU (ITAGUAÇU); E

3) QUE VIABILIZEM A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO TRECHO COMPLETO DA ES 357 PARTINDO DE ITAGUAÇU ATÉ O DISTRITO DE ITAÇU (APROX. 16,0 km) E O TRECHO COMPREENDIDO ENTRE AGROVILA DE SANTA JÚLIA (SÃO ROQUE DO CANAÃ) E BOAPABA (COLATINA) (APROX. 12,0 km).

Na certeza de contar com vosso ilustre apoio no atendimento de nosso pleito, encaminhamos o presente documento e aproveitamos a oportunidade para reafirmar nossos mais sinceros votos de cordialidade e confiança!