PROJETO DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS NO MUNICIPÍO DE MOSTARDAS - RS

Para: Exmo. Sr. Prefeito de Mostardas Moisés Pedone

CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS EM MOSTARDAS

O abaixo-assinado, vêm pela presente pedir a inserção de uma POLÍTICA DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS DA CIDADE DE MOSTARDAS, seguindo a LEI ESTADUAL Nº 13.193, DE 30 DE JUNHO DE 2009

O município de Mostardas/RS necessita com urgência focar um pouco mais sua atenção sobre estas questões que envolvem a causa animal.

Cães e gatos perambulando nas ruas são o resultado da irresponsabilidade de pessoas que deixam seus animais de estimação se reproduzir indiscriminadamente. Esses animais vão parar na rua, muitas vezes abandonados por seus donos e, na rua, eles continuam a se reproduzir. A conseqüência disso é a superpopulação de gatos e cachorros, e isso precisa ser combatido, pois esses animais dificilmente terão um destino melhor do que a morte.

Da mesma forma a população humana também poderá sofrer em virtude da superpopulação de animais abandonados e doentes nas ruas da cidade e balneários.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 60% dos patógenos humanos são zoonóticos e 75% das doenças humanas emergentes são de origem animal. Desta maneira a saúde humana fica mais exposta quando não há uma controle da população de animais errantes ou semi-errantes nas cidades.

A transmissão das doenças pode ocorrer de forma direta, principalmente através do contato com secreções (saliva, sangue, urina, fezes) ou contato físico como arranhaduras ou mordeduras. De forma indireta, pode acontecer por meio de vetores como mosquitos, pulgas, carrapatos entre outras. Demonstrando a importância de nossa atenção a esta causa.

Solicitamos:

Que o Poder Executivo municipal Implemente o Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos no município de Mostardas – RS, que reduzirá a proliferação da população de cães e gatos errantes ou semi-errantes e regulamente a posse responsável de animais.

Confiantes de que nossa cidade irá aderir visão preventiva e eficaz de controle populacional de animais, tendo em vista a aprovação unanime da Indicação ao Executivo Municipal do Controle Populacional de Cães e Gatos no Município de Mostardas assinamos o presente documento.