Reparo de dano moral aos nordestinos
Para: Toda sociedade
Aproveiro a matéria públicada no Diário do Poder para iniciar esse manifesto de repúdio a vereadora do município de Farropilha - RS, pela atitude de discriminação e preconceito em relação a uma população digna e que merece todo o respeito. Segue à matéria:
"O SUL É O MEU PAÍS"
'NORDESTINO NÃO SABE FALAR, MAS ROUBA QUE É UMA BELEZA', DIZ VEREADORA
DURANTE DEBATE SOBRE CORRUPÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE FARROUPILHA, NA 2ª FEIRA, ELEONORA BROILO DECLAROU AINDA QUE NORDESTINOS NÃO SABEM FAZER POLÍTICA.
Médica e vereadora da região interiorana de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, a peemedebista Eleonor Broilo defende a tese de que nordestinos possuem talento especial para o crime organizado: "Eles sabem se unir para roubar, para ganhar propina, para aumentar a corrupção... Talvez não saibam falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha", disse ela, durante sessão ordinária na câmara em que opera.
Após perceber a burrada que havia proferido, com o rabo entre as pernas, a gaúcha voltou atrás: "A fala foi tirada de contexto", se defendeu em nota redigida pelo advogado. O Diário do Poder tentou entender o "contexto" da declaração, mas a gaúcha não quis conversa.
A decisão de adverter, suspender ou cassá-la fica a cargo da Comissão Temporária de Ética (CTE), instaurada na tarde de ontem.
Fica aqui o registro de repúdio e pedimos a todos o apoio ao nosso repúdio a essa senhora cidadã desinformada e preconceituosa o que é crime.
á que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Dividindo a partir de Salvador
O nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior
Jangadeiro seria o senador
O cassaco de roça era o suplente
Cantador de viola, o presidente
O vaqueiro era o líder do partido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Em Recife, o distrito industrial
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
"Asa Branca" era o hino nacional
O folheto era o símbolo oficial
A moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião, o herói inesquecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
O Brasil ia ter de importar
Do nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar
O arroz, o agave do lugar
O petróleo, a cebola, o aguardente
O nordeste é auto-suficiente
O seu lucro seria garantido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Se isso aí se tornar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Nesse nosso país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade
Tem o pão repartido na metade
Temo prato na mesa, a cama quente
Brasileiro será irmão da gente
Vai pra lá que será bem recebido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Eu não quero, com isso, que vocês
Imaginem que eu tento ser grosseiro
Pois se lembrem que o povo brasileiro
É amigo do povo português
Se um dia a separação se fez
Todos os dois se respeitam no presente
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Povo do meu Brasil
Políticos brasileiros
Não pensem que vocês nos enganam
Porque nosso povo não é besta