Abaixo-Assinado para melhorias do Bandejão da UNIRIO
Para: Reitoria da UNIRIO e órgãos representantes
Prezada Reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,
Há algumas semanas foi inaugurado o bandejão, o Restaurante Escola, que disponibiliza café-da-manhã, almoço e janta para alunos e servidores da UNIRIO fazerem suas refeições.
Com o decorrer dessas semanas, os alunos se reuniram diversas vezes juntando críticas para certas medidas existentes no restaurante, bem como alguns elogios.
Uma manifestação pública com cartazes permitiu que alunos escrevessem suas opiniões pessoais sobre o bandejão para que pudéssemos agrupar informações de acordo com a opinião dos que usufruem o restaurante.
Nessas cartazes, podemos sumarizar que, no geral, alunos e servidores gostaram que no bandejão temos:
- Opção vegetariana;
- Funcionários simpáticos;
- Um espaço suficientemente grande;
- A comida, no geral.
Por outro lado, das diversas críticas, podemos sumarizar:
- O preço torna-se injusto quando é diferenciado para alunos de pós-graduação e técnicos e servidores, bem como alunos que fazem mais de uma refeição são obrigados a pagar o preço maior.
É um consenso que todos que usufruem do restaurante querem que o mesmo possa estabelecer um preço baixo e fixo para todas as refeições e todos que tem o direito de se alimentar nele. R$3,00 não é alto e é comparável aos restaurantes escolas de outras universidades públicas.
- O tamanho do prato é complicado: ele é muito raso e pequeno, fazendo com que as pessoas sejam obrigadas a misturar os alimentos ou reduzir a quantidade de alimentos para evitar sujar a bandeja. Gostaríamos de participar nas discussões para promovermos um prato maior, equiparável ao prato do restaurante no campi do prédio de Enfermagem.
Podemos também ter um prato que tenha divisões para cada tipo de alimento: feijão, arroz, saladas, acompanhamentos, e proteína principal.
- Uma maior variedade de opções vegetarianas e a possibilidade de opções veganas que não contenham soja transgênica.
- Mais opções no café-da-manhã.
- Sucos naturais ou refrescos mais saudáveis
- Mais caixas para diminuir a fila, principalmente para dias chuvosos.
- Alguma fruta para sobremesa
- Transparência na licitação
- Noções de composição alimentar
- Revisão do horário e dos adicionais para os funcionários que ficam até mais tarde devido a alunos que só podem chegar no final do expediente
- Conversar as regras e estabelecer acordos com TODA a comunidade universitária.
Com base nessas demandas, gostaríamos de cobrar do DCE e da Reitoria uma transparência em futuras reuniões e uma resposta para que possamos divulgar para toda a comunidade que esteve participando dessas manifestações. Sabemos que talvez não seja possível colocar tudo em prática, inclusive algumas demandas contradizem outras, mas no geral, queremos atender a maior quantidade de demandas possíveis e da maneira mais transparente possível. Através do diálogo e da participação de todos os alunos e funcionários. Queremos o que nos é por direito.
Atenciosamente,
Alunas, alunos, alunes e funcionárias e funcionários que se alimentam no Restaurante Escola.