Abaixo-assinado Contra Fusão Pão de Açúcar- Carrefour - BNDES

Para: CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica

Justificativas do governo para fusão não se sustentam

Demissão:
O governo argumenta que não haverá demissões e que será bom para o desenvolvimento do país. Em todo caso de fusão, os empresários falam que garantirão o emprego, mas sempre demitem, porque se você tem duas lojas, uma do lado da outra, acaba fechando uma delas para evitar duplicação.

Não haverá dinheiro Público Envolvido:
A BNDESPAR é uma controlada cuja estrutura de capital tem como principal fonte de captação o próprio banco que a controla (BNDES). Este, por sua vez, para se manter capitalizado, tem recorrido seguidamente ao Tesouro Nacional, que tem como fonte única de recursos os impostos pagos pelos cidadãos e as dívidas que assume. Mais dinheiro público que isso impossível.

Oportunidade de colocar produtos brasileiros lá fora:
A França é um país muito fechado, que subsidia sua produção. Para o Brasil vender mais, é preciso aumentar a competitividade da economia brasileira, resolver problemas de portos e estradas, por exemplo, não virar um sócio minoritário de um supermercado francês.

Concentração do Mercado Varejista:
O negócio, se virar realidade, vai concentrar mais do que os 30% que o governo e os interessados estão dizendo. Em algumas regiões, pode ser muito mais. As pequenas redes se espalham pelo interior ou em áreas específicas da cidade. No estado de São Paulo, uma conta simples derruba o cálculo dos 30%.

O faturamento do Pão de Açúcar está sendo estimado no setor como de R$ 25,3 bilhões; o do Carrefour, de R$ 17,4 bilhões. Isso representa 69,9% do total de faturamento do setor em São Paulo, que foi de R$ 61 bilhões em 2010.

Fornecedores:
Um varejista com tanto poder de fogo tende a “sufocar” os fornecedores, e deixa-los praticamente sem força nas negociações. Os fornecedores serão forçados a reduzir o preço dos produtos.

Consumidor:
Com menos concorrência no varejo tende a resultar em preços mais altos para o consumidor. O aumento no grau de concentração do setor, diminui a competição por preços.

Confusão insolúvel:
o Estado participará do negócio que depois o Estado vai julgar se pode ou não ocorrer.

Abaixo-assinado Contra Fusão Pão de Açúcar- Carrefour - BNDES, para CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica foi criado por: População.