O “BlogZonaNorte” – Portal Jornalístico e de Midia Social que tem a veiculação de assuntos excusivos da Zona Norte de São Paulo, há dois anos no mercado, com mais de 55 mil acessos/média semanal e acima de 3 mil assinantes (no momento) no Facebook e mais de 240 mil acessos no Portal -- atendendo os anseios da população da Zona Norte/Nordeste, especialmente de Vila Guilherme, Vila Maria e Vila Medeiros – e adjacências – leva um apelo de extrema seriedade e responsabilidade às autoridades da cidade de São Paulo -- ao Sr. Prefeito Fernando Haddad; ao Secretário Municipal da Cultura, João Luiz Silva Ferreira (Juca Ferreira); ao Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal de Cultura, Alfredo Manevy; Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura, Rodrigo Savazoni; Assessor Especial da Secretaria Municipal de Cultura, João Brant; ao Subprefeito da região, Gilberto Rossi; ao subprefeito de Jaçanã/Tremembé, Edison de Oliveira Vianna Jr.; ao subprefeito de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Roberto José Pereira Cimino; ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Américo; aos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo; e demais autoridades municipais e estaduais envolvidas direta ou indiretamente, e junto à toda população.
Queremos a revitalização do “Casarão da Vila Guilherme”, junto à Praça Oscar da Silva, 110, antiga Escola Afrânio Peixoto e antiga sede da Subprefeitura da região, que há 10 anos está abandonado, e que seja transformado em um Centro Cultural com disponibilidades de várias faces em teatro, música, dança, cinema e outros movimentos culturais. E que esse Centro Cultural possa abrir opções de estudos e oportunidades às crianças, jovens e pessoas da terceira idade. Dentro destas oportunidades possa agregar a cultura e o folclore paulista tradicional e da região -- abrindo a possibilidade de uma biblioteca pública neste segmento. Um auditório multiuso para comunidade, com utilização de entidades da região – como CONSEGs e outros – disponibilizando palestras e cursos. Um espaço especial e reservado para ensaios de balé folclórico agregando alunos da região.
No gerenciamento voluntário deste Centro Cultural indicamos um profissional competente, com experiência de 40 anos na produção do Festival de Cultura Paulista Tradicional, que é Toninho Macedo, idealizador e diretor cultural do “Revelando São Paulo”. Somente na Capital são 17 edições deste Festival que movimenta um contingente enorme de artistas e outros profissionais em dez dias de duração – na Zona Norte há poucos dias tivemos a realização da 4ª edição anual, no Parque Vila Guilherme-Trote/MartCenter, que movimentou 2 milhões de visitantes. Em proporções menores fora da Capital, o “Revelando São Paulo” -- que é produzido pela Abaçai Cultura e Arte, classificada como Organização Social de Cultura -- estende-se por São José dos Campos, Atibaia e Iguape. Por trás de todo esse trabalho, o valor profissional de Toninho Macedo -- um mestrado em Comunicação e Folclore, com passagens pelo teatro em todas as suas fases e profundo pesquisador da cultura paulista e brasileira, com a produção de livros, manuais, CDs, DVDs, documentários, televisão e outros.
Um Centro Cultural encravado em uma região carente, que abrirá novas perspectivas de qualidade de vida a todos. Um profissional de olhos aguçados pela alta experiência e ideias revolucionárias nas ações culturais. Com isto, abrirá oportunidades de um Polo Cultural em toda a Zona Norte/Nordeste, interligando e compartilhando toda a sua experiência com escolas, bibliotecas, centros culturais, teatros, grupos de músicas e muitas outras ações em benefício de todos. E principalmente tirando muitos jovens de caminhos tortos e reeducando para uma vida sadia no meio cultural. Toninho Macedo tem o imã para trazer esses benefícios, sem custos para o governo e a população. Uma transformação em toda a região, com ajuda da iniciativa privada e apoio da Lei Rouanet – e de outros incentivos. E a Abaçai continuará com o seu escritório no centro da cidade, onde se encontra há muitos anos (até por força obrigatória e contratual com a Secretaria Estadual da Cultura), e o uso do Centro Cultural será público e de serviços à comunidade. O Conselho Gestor ficará a cargo de Toninho Macedo, apolítico e sem pretensões políticas, com os conselheiros representativos da região, e um contrato com as clausulas normais e punitivas de uma gestão cultural no imóvel – bem como as auditorias.
O “BlogZonaNorte” confia no profissional Toninho Macedo e sabe que em suas mãos haverá mais segurança e certeza de um bom trabalho. Não teremos mãos aventureiras e sem experiência na condução de um importante Centro Cultural. Pedimos o apoio das autoridades citadas e de toda a população da Zona Norte e de pessoas de São Paulo e de outras cidades, que conhecem o importante trabalho de Toninho Macedo na Abaçai, no Revelando São Paulo e noutras manifestações. A Zona Norte de São Paulo, especialmente a região da Vila Guilherme, é privilegiada em ter essa oportunidade. Assine a Petição Pública e adicione os seus comentários – e, se necessário, utilize também o e-mail:
[email protected] . Compartilhe e repercuta com todos os conhecidos, amigos e parentes. Vamos fazer de um espaço histórico e importante da Zona Norte em um grande projeto cultural, que se transformará em benefício de muitos moradores. Que a Vila Guilherme seja o início de uma revolução cultural e a Zona Norte seja um importante Pólo Cultural de São Paulo.
O “BlogZonaNorte” e a população da Zona Norte agradecem o seu importante apoio!