Pavimentação asfáltica do trecho da CE-366 entre o Distrito de Lagoa do Mato/Itatira e a cidade de Santa Quitéria

Para: Ao Sr. Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas

População sertaneja do interior do Ceará, de modo especial, do Sertão de Quixeramobim, do Sertão de Canindé e Norte do Estado, convido-os a assinar esta abaixo-assinado requerendo do Governador do Estado do Ceará, Sr. Elmano de Freitas, a conclusão da pavimentação asfáltica da CE-366, no trecho entre o Distrito de Lagoa do Mato/Itatira e a cidade de Santa Quitéria.
Compreenda a motivação deste pedido. O município de Itatira é o único do Sertão Central do Ceará que não está integrado aos demais municípios desta macrorregião por vias pavimentadas. Já se passaram 20 anos da pavimentação asfáltica do trecho da CE-366 que interliga a BR-020 ao Distrito de Lagoa do Mato (26 quilômetros). Esta Rodovia Estadual, no seu projeto original, inicia-se na BR-020 (Distrito de Macaoca/Madalena) e tem como ponto de chegada a cidade de Varjota, no Norte do Estado, transpassando os municípios de Itatira e Santa Quitéria. Apenas dois trechos foram concluídos, o supracitado, até Lagoa do Mato, e o trecho entre as cidades de Santa Quitéria e Varjota.
Desde 2008, que o Governo do Estado vem prometendo a pavimentação deste trecho intermediário (Lagoa do Mato – Santa Quitéria), um percurso de apenas 80 quilômetros. A construção desta estrada facilitará o comércio e os serviços entre a região Norte do Estado, o Sertão Central, a região do Jaguaribe e os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, pois esta é uma rota mais curta já utilizada pelos tangedores de gado no distante século XVIII. Visto que, este era um dos caminho coloniais que “cortavam” o Nordeste do Brasil e era chamado de “Estrada Nova das Boiadas”, por ela o gado era conduzido da região do Acaraú para as Feiras da Paraíba e de Pernambuco:
Esse caminho colonial saindo da Paraíba para o Vale do Rio Acaraú, no Ceará, bipartia-se em Quixeramobim seguindo uma rota para Oeste passando em Boa Viagem, Crateús e alcançava o Piauí. O outro caminho seguia rumo Noroeste passando na Fazenda Canafístula de José dos Santos Lessa, nas Fazendas Magdalena e Santa Ana ambas de Vicente Alves da Fonseca, na Fazenda Santa Rosa de Antônio Ferreira Braga e a partir deste ponto rumava para Sobral pela bacia do Rio Groaíras, passando em Boa Vista, no município de Santa Quitéria (TORRES, 2019: 43)1.
Recentemente, um dos trechos deste antigo caminho colonial, entre Quixeramobim e Madalena (CE-265) foi pavimentado, em cumprimento a uma das ações prevista no Plano Plurianual do Estado Ceará (2012-2015). A pavimentação do trecho entre Lagoa do Mato e Santa Quitéria também estava previsto neste plano, mas, não foi cumprida.
Portanto, dado a necessidade e a importância desta obra, tanto do ponto de vista histórico, como econômico, assine conosco este pedido.
Grande abraço sertanejo.
1TORRES, Vandeir. História de Itatira: dos primórdios aos dias atuais. Gecanindé, 2019.