CONSTRUÇÃO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA EM RECANTO DAS EMAS
Para: Ensino Especial para população do Recanto das Emas - DF
[...] " As Classes Especiais como recurso basicamente único de escolarização e inclusão para alunos com necessidades educacionais especiais existentes nas escolas públicas regulares não parece ser a solução. Queremos igualdade de oportunidades, tanto na questão de acessibilidade quanto, na questão de recursos pedagógicos e sociais, a fim de que a inclusão ocorra de fato."[...]
MANIFESTO DE PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, AMIGOS E COMUNIDADE EM GERAL DO RECANTO DAS EMAS, EM FAVOR DA CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE MONITORES PARA ALUNOS COM DEPENDÊNCIA DE APOIO EXTENSIVO E INTENSIVO, E TAMBÉM EM PROL DA CONSTRUÇÃO, URGENTE, DE ESPAÇO DESTINADO ESPECIFICAMENTE PARA ANEE'S, TDA-H, TGD's, TC, ONDE SEJA OFERECIDO SERVIÇOS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, PROFISSIONAL, SOCIAL, CULTURAL, SAÚDE FÍSICA E MENTAL, PRÁTICA ESPORTIVA, LAZER, DIVERSÃO, RECREAÇÃO E OFICINAS SÓCIO-EDUCATIVAS, DE FORMA QUE MESMO DESELVOLVA SUAS HABILIDADES ESPECÍFICAS, E SINTA-SE PARTE INTEGRANTE DO MEIO ONDE VIVE, QUEREMOS QUE OS SEUS DIREITOS JÁ GARANTIDOS, SEJAM COLOCADOS EM PRÁTICA. [...] sic.
O Recanto das Emas possui cerca de 160 000 (cento e sessenta mil) habitantes. Nós requeremos a criação de um CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA - CEE, em nossa cidade.
Em 2013, Segundo, informação do Sindicados dos Professores do DF: o Distrito Federal conta com 13 Centros de Ensino Especial: Plano Piloto (2), Ceilândia (3), Taguatinga (1), Sobradinho (1), Planaltina (1), Samambaia (1), Santa Maria (1), Brazlândia (1), Guará (1) e Gama (1).
A Educação e Inclusão social é um direito de todos. Foi aprovado, no mês de julho pelo Congresso Nacional, a LEI Nº 13.146/15 - inclusão de pessoas com deficiência - Estatuto do Deficiente.
Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Art. 28:
inciso: XVI - acessibilidade para todos os estudantes, trabalhadores da educação e demais integrantes da comunidade escolar às edificações, aos ambientes e às atividades concernentes a todas as modalidades, etapas e níveis de ensino;
É obrigatório o Ensino adequado as condições físicas, intelectuais, e sociais. A cidade não oferece escolas com estruturas apropriadas. É necessária a construção de uma escola que atenda toda a população especial do Recanto das Emas. Neste caso, um Centro Especializado.
Os alunos especiais vem passando dificuldades com a alimentação adequada, pois há alunos com problemas de diabetes e outros não podem dispor do lanche que é servido para os alunos do Ensino Médio. Existem alunos cadeirantes e com deficiência motora e física. Isso, é causado diariamente pela falta de monitores, professores, e assistentes educacionais preparados e treinados para servir melhor a sociedade recantense.
Há apenas o CEM 111, 802, e 106. Duas, destas escolas são para alunos regular do Ensino Médio. Todos tem a consciência que a inclusão social, existe, quando o portador de necessidade, é atendido de acordo com a sua desigualdade, ou seja, todas as formas de discriminação, dificuldade ao acesso às escolas apropriadas.
A grande dificuldade é o deslocamento de alunos especiais aos Centros de Ensino Especial de outras cidades. Muitos pais, e responsáveis tem gastos com transporte, e muitos não dispõe desta condição financeira de levar os filhos a estes Centros.
Ainda, exista outros Centros, a população recantense não tem o acesso a educação especializada de qualidade.
Também existem alunos que somente podem ir a escola que tenha o monitor disponível, e nestes Centro recebem os monitores responsáveis por este tipo de cuidado.
As escolas que oferecem o ensino são provisórias e não tem como torna-las acessíveis, pois foram projetadas e construídas para alunos não portadores de Necessidades Especial.
Por isso, é importante e está previsto na Lei, o pedido da população a construção de uma Escola (Centro) que ofereça: oficinas, natação, vôlei, pintura.
E a parte de tecnologia como computadores.
O acesso aos meios de comunicação como internet.
Os programas inclusivos para futuros profissionais. E todos os serviços prestado nos Centros, que não são ofertados para a nossa cidade. E principalmente o acesso físico por cadeirantes, e demais alunos com dificuldades de acesso.
E lembrar que este Centro deve ser criado somente para os alunos de Necessidades Especiais. Sendo assim, não há em falar exclusão, e sim tratamento adequado conforme a necessidade de cada um. Isso sim, é inclusão social educacional.
Por fim, nos moradores do Recanto das Emas, pede e a apoia a criação do CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA - CEE, de preferência, e de fácil acesso, e bem localizada. Nós exigimos, de acordo com a Legislação Vigente.
Chamo a atenção da população para assinar e divulgar este abaixo assinado. Os iniciadores deste abaixo assinado não tem nenhum apoio político.
Todos ou tem um amigo especial ou conhece alguém, e sabe a dificuldade de cada um.
É importante a participação de todos da população do Recanto das Emas. Nós unidos poderemos ajudar os alunos Especiais do Recanto das Emas.
Contribuir para a Educação da Nossa cidade voltada ao público especial.
Este abaixo assinado será entregue as autoridades competentes, e quanto mais assinaturas maior será a nossa força. Não deixem de assinar, a população especial necessita urgentemente deste
CENTRO ESPECIALIZADO.
-
Actualização #3 #s2CentroEspecializado
Criado em sábado, 8 de setembro de 2018
-
Actualização #2 Grupo do Zap
Criado em sábado, 8 de setembro de 2018
https://chat.whatsapp.com/AOJMjZduXFGChBX1K012x3
-
Actualização #1 Criação do Grupo em página do Facebook
Criado em terça-feira, 30 de agosto de 2016
Foi criado na página do Facebook o Grupo : Construção de Centro de Educação Especializada em Recanto das Emas