DIA DOS CACs CET 1911 - 09 JULHO

DO CLUBE E ESCOLA DE TIRO 1911
Para: CACs Filiados do CET1911 e demais
Tema: DIA DOS CACs CET1911 - 09 DE JULHO

O Clube e Escola de Tiro 1911 (CET1911), empresa desportiva de direito privado, CNPJ nº 42.835.148.0001/96, devidamente homologado no Exército Brasileiro sob Certificado de Registro de clube de tiro (CR) nº 596.715, aqui representado pelo seu Diretor, Fundador e Instrutor de Armamento e Tiro, o Sr. Márcio Dener Coran (Sgt Coran), CPF nº 120.724.258-67 e CR nº 453.306-20, tendo suas atividades administrativas, desportivas, treinamentos e campeonatos na cidade de Mogi Mirim/SP, Estrada MMR 371, PUBLICAMENTE de forma legal e aberta, vem

INSTITUIR O DIA DOS CACs como 09 DE JULHO em âmbito privado do CET1911 e ABERTO AO MUNICÍPIO como forma de homenagear os atletas CACs mogimirianos e de toda a região.

Por conta, essa atividade desportiva cresce cada vez mais em todo território nacional, os CACs, assim chamados, em sua maioria são praticantes de tiro desportivo, onde disputam campeonatos locais, brasileiro e mundial, devidamente vinculados ao Exército Brasileira sendo a sigla CAC: Caçador, Atirador e Colecionador.

Como toda categoria desportiva, os CACs são amantes do que fazem, são unidos, disciplinados, legalizados e buscam cada vez mais acabar com o rótulo negativo que se vincula a questão relacionada as armas de fogo. Utilizam em suas modalidades, somente armas legalmente adquiridas e devidamente registradas no sistema vinculado ao Exército Brasileiro - Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA) e a Polícia Federal.

O SIGMA é o banco de dados responsável por manter atualizado o cadastro das armas registradas no Exército Brasileiro, onde são oferecidos os serviços de: Autorização de Compra, Emissão de Registro de Arma de Fogo (CRAF), emissão de guia de trânsito no Exército (SIGMA). Por sua vez, todo CAC possui um registro chamado CR (certificado de registro).

Essa enorme família, os CACs, é constituída por pessoas com conduta ilibada, pois para conseguir o deferimento do Registro, precisa-se possuir bons antecedentes criminais, residência fixa, renda comprovada, ser maior de idade (porém só pode ter arma de fogo, sendo maior 25 anos de idade, haja vista vedação da Lei 1O.826/2OO3 – Estatuto do desarmamento).

Quanto à escolha do dia 09 de Julho, este se refere a comemorar a Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a data magna do Estado de São Paulo.

Nesse gotejo, o objetivo desse dia, além da homenagem, é que o dia dos CACs seja uma data destinada à organização de ações e atividades de orientação e conscientização acerca do tema, debates, palestras, audiências públicas, seminários e outros eventos que abordem questões políticas, jurídicas e técnicas sobre armas de fogo e o acesso civil legal à posse e ao porte dos armamentos buscando assim a união da sociedade de bem a uma cultura de acesso responsável e legal a armas de fogo para o esporte e a autodefesa.

Por fim, considerando a importância da valorização da categoria, a devida homenagem bem como a necessidade de oportunizar o esclarecimento das atividades desempenhadas pelos CACs, na minha condição de Diretor e fundador do CET1911, INSTITUO a devida data para celebração da comemoração alusiva anualmente nas dependências do CET1911 ou local público ou privado que corresponda.

MÁRCIO DENER CORAN (Sargento CORAN)
Diretor / Fundador do CET1911